HOME

Home

FGV digitaliza acervo bibliográfico de 9 mulheres que impactaram a história

Saiu no Siete METRÓPOLES.

Veja na Publicação original.

Ao todo, são mais de 35 mil páginas de documentos históricos como cartas, ensaios, pesquisas e fotos de mulheres que participaram de grandes momentos do país.

Com o esforço dos pesquisadores, estão disponíveis os arquivos, até então inéditos, de mulheres como a advogada e escritora Almerinda Farias Gama; a poetisa Anna Amélia de Queiroz (foto em destaque); e a jornalista que teve os direitos políticos cassados pelo AI-5, Niomar Moniz Sodré Bittencourt. Também foram digitalizados documentos sobre a biografia de Yvonne Maggie, Delminda Benvinda Gudolle Aranha, Hermínia de Souza e Silva Collor, Hilda Von Sperling Machado, e Luiza de Freitas Valle Aranha (conheça mais sobre cada uma delas abaixo).

“Nós identificamos a ausência de mulheres nos arquivos digitalizados e percebemos, também, o crescente interesse por esses personagens femininos que participaram da história do país”, explica Carolina Alves, coordenadora do Programa de Arquivos Pessoais da Escola de Ciências Sociais do CPDOC da FGV.

Veja a Matéria Completa Aqui!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME