HOME

Home

Estupros aumentam 242% em Sorocaba – Cruzeiro do Sul

Saiu no site: COMPROMISSO E ATITUDE:

 

Os casos de estupro em Sorocaba aumentaram 242% entre abril e maio. Enquanto as delegacias registraram sete ocorrências deste tipo de abril, o volume saltou para 24 em maio. Deste total, 17 casos (70,8%) tiveram como vítimas vulneráveis — menores de 14 anos e pessoas que, por enfermidade ou deficiência mental, não têm o necessário discernimento para a prática do ato. Com as ocorrências do último mês, o total de estupros na cidade já chegou a 69 este ano (48 de vulneráveis). Em 2016, Sorocaba fechou o ano com 184 ocorrências deste crime, sendo 19 em abril e 11 em maio, respectivamente. Naquela ocasião, ainda não haviam dados detalhados de violência contra vulneráveis.

As informações fazem parte da estatística mensal de criminalidade da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). De todos os 21 tipos de crime que constam no levantamento do órgão estadual, 20 tiveram aumento no número de registros. Apenas as tentativas de homicídio caíram de cinco para quatro.

Em reportagem publicada há pouco mais de um mês, o jornal Cruzeiro do Sul já mostrava que com a contabilidade específica de crimes de violência sexual contra vulneráveis — que começou a ser feita, pela SSP, este ano — a quantidade deste tipo de delito registrada nas delegacias passou a chamar a atenção. Naquele momento, as vítimas enquadradas neste segmento já eram 76,3% do total. Profissionais que atuam no apoio a estas crianças e vulneráveis apontavam esses índices como alarmantes, mas ainda a “ponta do iceberg”, já que a maior parte dos casos acontecem dentro de casa, entre a família — o que provoca o medo de denunciar. “Tem o que a gente chama do muro do silêncio. O que chega, a gente tem a clareza de que é o pouquinho do pouquinho”, disse, à época, Suse Helena Pedroso Dias, vice-presidente da Associação Pró-Reintegração Social da Criança, entidade responsável pela operação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) voltados ao atendimento de crianças e jovens na cidade.

De todos os 24 casos de estupro registrados em Sorocaba em maio, a maior parte foi na área coberta pelo 11º Distrito Policial (DP), que fica na avenida Itavuvu — seis, sendo cinco contra vulneráveis. O 9º DP, que fica no Jardim Vera Cruz, também foi um dos que contabilizou mais casos no mês, sendo cinco no total, três de vulneráveis.

Furtos e roubos 

Com as estatísticas de maio, os furtos e roubos continuam sendo os crimes mais registrados em Sorocaba — e ambos aumentaram de número de um mês para o outro. Foram 767 furtos (612 em abril) e 462 roubos (405 no mês anterior). O aumento vai na contramão do balanço da SSP para o interior do Estado de São Paulo, que aponta recuo de 0,30% nos casos de roubos em geral, de 7.685 para 7.662 — 23 casos a menos. Em Sorocaba, as lesões corporais culposas, por acidente de trânsito, também subiram de 56 registros em abril para 103 em maio (83,9%). Já as lesões corporais dolosas subiram de 118 para 146.

Regina Helena Santos

Acesse no site de origem: Estupros aumentam 242% em Sorocaba (Cruzeiro do Sul – 09/07/2017)

 

 

 

Veja publicação: Estupros aumentam 242% em Sorocaba – Cruzeiro do Sul 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME