HOME

Home

Erika Januza: “A luta do racismo não é só dos negros”

Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE

 

Veja publicação original: Erika Januza: “A luta do racismo não é só dos negros”

.

A atriz comenta sobre os ataques racistas que sofreu na internet em um vídeo exclusivo à Marie Claire

.

O racismo faz, infelizmente, vítimas todos os dias. Seja a discriminação sutil ou escancarada como aconteceu com Erika Januza, que foi vítima de racismo na segunda-feira (29). No Instagram uma internauta compartilhou uma foto da atriz com os dizeres “feia e fedida”.

.

Em vídeo exclusivo à Marie Claire, Erika fala sobre o caso: “Eu sofri um ataque nas redes sociais, mas sei que todos os dias tantos brasileiros sofrem com o racismo, não só o verbal, mas também com um olhar atravessado, com um pré-julgamento e tudo pela cor da pele”.

.

A atriz lembra da importância de denunciar o racismo. Segundo o artigo 140 do parágrafo 3 do Código Penal Brasileiro, ofender a honra de qualquer pessoa com a utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem pode resultar em ação penal por injúria racial.

.

“Eu quero lembrar a todos que racismo é crime. Eu denunciei e espero que você, espero que não, mas se passar por uma situação dessa, denuncie. Se você ver alguém sofrente racismo, denuncie, porque essa luta é de todos nós que somos contra essa violência e não só dos negros. Se você ver alguma violência como essa, denuncie. Racismo é crime”, enfatiza Erika.

.

.

.

O caso

.

A internauta Amanda Souza comentou uma publicação no perfil do Instagram do ator Caio Paduan, em que ele epostou uma foto de Erika Januza. “Mais que palhaçada desse Caio Paduan eu adorei que Bolsonaro ganhou assim ele manda mata esse negros fedidos e feios e Erika Januza vai junto odeio essa mulher (sic)”, comentou a seguidora.

Erika Januza é vítima de racismo (Foto: Reprodução / Instagram)

.

Caio saiu em defesa da colega e respondeu: “Amanda Souza sua resposta foi printada e será levada a polícia. Racista!”. Vários fãs também comentaram a publicação concordando com o ator e repudiando a mensagem de Amanda.

.

“Quando vi o comentário no meu post, fiquei perplexo. É inacreditável, em pleno século XXI, nos depararmos com isso. Não consigo acreditar que ainda exista esse tipo de comportamento, inumano, cruel e mesquinho. Não podemos aceitar. E, por isso, respondi na hora, porque não podemos deixar isso para lá, precisamos agir, fazer algo imediamente. A Erika é minha amiga, uma pessoa linda, que não merece isso. E não é só porque ela é próxima à mim, se fosse qualquer outro, eu também defenderia, sem pensar duas vezes. Basta de racismo e mais respeito com o próximo”, contou Caio à Marie Claire.

.

Em seguida, no seu perfil pessoal no Instagram, a internauta compartilhou uma foto de Erika e na legenda: “Eu odeio a Erika Januza quem acha ela feia e fedida curti e comenta (sic)”.

.

.

Erika Januza é vítima de racismo (Foto: Reprodução / Instagram)

.

Erika compartilhou um vídeo e os prints com as ofensas em seu perfil. “O fato não é me incomodar específicamente com a moça ou com o post. É por um motivo maior. Eu vejo que quando se ataca um negro pelo simples fato de ser, você atacou todo um grupo”.

.

A atriz contou que seu psicológico está “calejado”. “Um amigo me perguntou como eu estava, pois essas coisa mexem muito com o psicológico. Respondi: meu psicológico está calejado. Sou negra há 30 anos! A cada dia um novo desafio. Nao falo só por mim mas o cansaço é por ver coisas desse tipo todos os dias, com as mais diversas pessoas. Com todos os irmãos, pessoas de bem, homossexuais ou quem quer que seja que sofre algum tipo de preconceito. Só quem passa sabe, só quem ouve, lê, sente um olhar atravessado, sente alguém segurando mais forte a bolsa, te confunde com o funcionário da loja, enfim… são inúmeras as situações que podemos viver em nosso dia a dia”, escreveu.

.

Erika disse ainda que o ser atriz a proteje um pouco de ataques. “Já que as pessoas me reconhecem, ou gostam de algum trabalho: aquela negra… é atriz. E aquela doméstica? E aquela gari? E aquela enfermeira? E aquela advogada? Somos pessoas. Merecemos respeito”.

.

“Estamos em uma nação onde mais da metade é composta por negros e com certeza tem um pouco de nós em todos. O sangue em suas veias ou em alguma construção aí pela cidade. Fomos à base do trabalho de construção de muita coisa neste país as custas demuito sofrimento. Um dia ouvi de uma pessoa muito ‘importante’, não dá mais pra limpar o sangue do brasileiro. É!!! As pessoas dizem coisas assim. E ainda dizem que racismo é mimimi. Esta doença está aí, latente. Às vezes oculta, mas latente. Eu não baixo minha cabeça. Me entristece, mas não me derruba. Representatividade! É necessária! Sigamos, firmes, fortes, corajosos”, concluiu Erika.

.

O post foi excluído do perfil da atriz na madrugada desta quarta-feira (31). “Eu excluí porque a menina que se diz dona das fotos está me ameçando, dizendo que eu estou usando as imagens dela indevidamente, já que é um fake. Tirei não porque me arrependi, mas a dona das imagens disse que um fake pegou do Facebook dela, quem está usando indevidamente é o fake, não eu, mas eu tirei porque não quero problema com ninguém”, disse Erika em seus Stories do Instagram.

.

Erika Januza (Foto: Reprodução / Instagram)

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME