HOME

Home

Engenheira ganha prêmio com dispositivo que prevê crises de epilepsia

Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE:

 

Veja publicação original:  Engenheira ganha prêmio com dispositivo que prevê crises de epilepsia

.

Por Adriana Ferreira Silva

.

Com um dispositivo que prevê crises epiléticas desenvolvido em parceria com sua mãe, a engenheira Paula Gomez ganhou o prêmio Cartier, destinado a mulheres empreendedoras. Inscrições para a próxima edição já estão abertas

.

Ser empreendedora era o sonho de Paula Gomez desde que ela terminou a formação em engenharia na Universidade de Campinas, em meados de 1990. Jamais poderia imaginar, no entanto, que, quase duas décadas depois, aos 45 anos, seria graças à sua mãe, a física Hilda Gomez, de 75, que seu desejo se tornaria realidade – e ainda lhe renderia um prêmio internacional. “Minha mãe estava fazendo um estudo em sinais de eletroencefalograma e descobriu uma forma de detectar um ataque epilético matematicamente, usando a teoria do caos”, lembra Paula. “Quando me contou, disse que o legal seria se pudesse prever a crise, então, continuou investigando sem que eu soubesse e, um dia, me falou que tinha conseguido.”

.

Não foi fácil convencer Hilda a transformar o achado em um produto. “Ela é acadêmica: queria publicar”, conta a filha. Vencida essa barreira, nasceu a Epistemic, empresa da qual são sócios Paula, a mãe e dois outros engenheiros, que desenvolveu um dispositivo capaz de detectar crises de epilepsia com antecedência de até 25 minutos. “Cerca de 30% dos casos mais graves não podem ser tratados com remédios nem cirurgias. É para essas pessoas que trabalhamos”, diz Paula. O protótipo lhe rendeu não só uma nova carreira, mas também um prêmio: graças a ele, a empreendedora venceu o Cartier Women’s Initiative Awards (CWIA), competição que destaca os melhores projetos realizados por mulheres.

.

A repercussão da homenagem realizada em abril, numa cerimônia em Cingapura, não se restringe aos US$ 100 mil dólares destinados a cada uma das seis vencedoras. Graças ao CWIA, Paula acredita que será mais fácil conseguir investidores, já que, até a finalização do processo, serão necessários US$ 5 milhões. Às empreendedoras, o CWIA abre inscrições para sua próxima edição em 11 de junho no site cartierwomensinitiative.com/application-selection-process.

.

.

Outras vencedoras da competição

.

Kristina Tsvetanova  (Foto: Ore Huiying)

.

Kristina Tsvetanova (Europa)
A búlgara radicada na Áustria criou o Blitab, tablet com um teclado tátil que permite aos seus usuários escrever textos, enviar mensagens e fazer pesquisas na internet.

.

.

YiDing Yu  (Foto: Ore Huiying)

.

YiDing Yu (América do Norte)
A médica norte-americana desenvolveu uma plataforma digital que envia os dados do paciente de dentro da ambulância ao hospital, o que permite agilizar as emergências em até 30 minutos.

.

.

Siroun Shamigian (Foto: Ore Huiying)

.

Siroun Shamigian (Oriente Médio)
A libanesa abandonou a carreira de educadora para criar o Kamkalima, programa online que ajuda os professores a ensinar árabe aos alunos e acompanhar seus progressos.

 

 

 

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME