HOME

Home

Dez atrações imperdíveis do festival Mulheres Pelo Mundo (WOW)

Saiu no site DELAS – PORTUGAL

 

Veja publicação original:  Dez atrações imperdíveis do festival Mulheres Pelo Mundo (WOW)

.

Com programação gratuita, evento acontece neste fim de semana na Praça Mauá

.

RIO – Algumas das mulheres mais inspiradoras do mundo estarão juntas para conversar sobre suas conquistas e lutas no Rio de Janeiro. É a promessa do festival Mulheres Pelo Mundo (WOW), que reúne artistas, intelectuais, ativistas e empreendedoras entre 16 e 18 de novembro no Rio de Janeiro, na Praça Mauá. Surgido na Inglaterra em 2010, o WOW já passou por 20 países e chega ao Brasil pela primeira vez.

.

Na programação, que se espalha por locais como o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR). A programação é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos em uma pré-inscrição pelo site ou durante a distribuição de ingressos duas horas antes das atividades.

.

O evento é realizado pela ONG Redes da Maré em parceria com o centro cultural britânico Southbank Centre e o British Council. Confira, abaixo, alguns dos destaques da programação.

.

.

.

Oficina de escrita com Conceição Evaristo

.

A escritora Conceição Evaristo Foto: Leo Martins / Agência O Globo
A escritora Conceição Evaristo Foto: Leo Martins / Agência O Globo

.

Uma das mais celebradas escritoras brasileiras, Conceição Evaristo, com objetos e um vídeo, comanda uma oficina de produção textual e promove uma reflexão sobre a memória dos povos diaspóricos. Recomendada para professores da rede pública de ensino. Sexta-feira, no observatório do Museu do Amanhã, às 10h. A escritora também particpa de deabte com a jornalista luso-angolana Carla Fernandes no sábado, no auditório do Museu do Amanhã, às 10h.

.

.

.

Funk you: o lugar de mulher é onde ela quiser

.

A antropóloga Adriana Facina e as funkeiras Valesca Popozuda e Tati Quebra-Barraco discutem como o Funk pode ser tanto um espaço de objetificação do corpo feminino como lugar de expressão do poder da mulher negra e periférica. Sexta-feira, na sala 3.3 do MAR, às 14h.

.

.

.

A literatura das mulheres

.

A escritoras Scholastique Mukasonga (Ruanda), Tania de Montaigne (França), Taiye Selasi (Reino Unido), Noemi Jaffe (Brasil) e a idealizadora do WOW, Jude Kelly, discutem sobre a escrita como forma de sobrevivência para mulheres. Sexta-feira, no auditório do MAR, às 16h.

.

.

Shows com Letrux e Elza Soares

.

A cantora Letrux faz show na Praça Mauá Foto: Divulgação
A cantora Letrux faz show na Praça Mauá Foto: Divulgação

.

No primeiro dia de festival, apresentações de diversas artistas tomam a Praça Mauá. A cantora Anelis Assumpção e a DJ Badsista mostram seu trabalho, e Letrux apresenta seu mais novo disco, “Em noite de climão”. A noite se encerra com show de Elza Soares com participação do bloco afro Ilu Obá de Min. Sexta-feira, a partir das 19h, no palco principal da Praça Mauá.

.

.

.

Entrevista com Reni Eddo-Lodg

.e

A escritora Reni Eddo-Lodge, autora de 'Why I’m not longer talking to white people about race' Foto: Divulgação
A escritora Reni Eddo-Lodge, autora de ‘Why I’m not longer talking to white people about race’ Foto: Divulgação

.

A fundadora do WOW Jude Kelly conversa sobre carreira, literatura e ativismo com um dos nomes mais comentados na literatura na atualidade: a escritora e jornalista inglesa Reni Eddo-Lodge — autora do bestseller internacional “Why I’m not longer talking to white people about race”. Sábado, no auditório do MAR, às 14h. A escritora ainda conversa com a escritora Djamila Ribeiro no domingo, no auditório do Museu do Amanhã, às 10h.

.

.

Oficina ‘Slap & Tickle’

.

A provocadora artista multimídia Liz Aggiss convida o público para um mergulho profundo nos tabus contradições e representações sociais sobre o que é ser mulher através de técnicas de dança, poesia, manipulação de objetos e música. Sábado, no terreiro do Museu do Amanhã, às 18h.

.

.

.

Perfomance ‘Percussão sísmica’

.

A artista catalã Moon Ribas apresenta sua famosa performance “Percussão sísmica”. Com um sensor sísmico on-line implantado no corpo, Ribas recebe vibrações a cada terremoto ocorrido no planeta e transforma essa experiência em performances baseadas em som ou dança. Sábado, no auditório do MAR, às 18h.

.

.

.

Oficina para homens

.

Recomendada para homens a partir de 19 anos, a oficina Man Box busca desconstruir os lugares sociais em que os homens são encaixados desde a infância. Através de atividades, eles serão convidados a refletir sobre como as normas de gênero afetam as suas dinâmicas sociais, saúde e autocuidado.Com Luciano França e Linda Cerdeira, do Instituto Promundo. Domingo, no observatório do Museu do Amanhã, às 10h.

.

.

.

Homenagem a Marielle Franco

.

Mulheres discutem a presença na política durante uma homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada em março, com a presença da deputada federal eleita Talíria Petrone, a ex-governadora do Rio Benedita da Silva e ativista liberiana Korto Williams. Domingo, no auditório do Museu do Amanhã, 11h.

.

.

.

Desfile Daspu

.

Prostitutas e ativistas da da Rede Brasileira de Prostitutas (RBP), a ONG CasaNem e o coletivo Transrevolução armam um desfile em parceria com alunos do Curso de Moda da FUMEC/MG. Peças criadas em parceria com os estilistas Ale Marques e Marcita, com desenhos da cartunista Laerte, estarão na passarela. Domingo, no armazém do Espaço Márcia X, às 19h30.

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME