HOME

Home

Bruna Linzmeyer e uma provocação para os homens: “Por que não vão pesquisar sobre as masculinidades tóxicas de vocês?!”

SAIU NO SITE  MARIE CLAIRE

 

Veja a publicação original:    Bruna Linzmeyer e uma provocação para os homens: “Por que não vão pesquisar sobre as masculinidades tóxicas de vocês?!”

 

 

Um dos maiores nomes da nova geração de atrizes, Bruna Linzmeyer representa o que desejamos para as mulheres em 2019: liberdade, autoconfiança e poder. No ar como Lourdes Maria, em “O Sétimo Guardião” (sua nona novela), e com dois filmes previstos para este ano, a atriz fala à Marie Claire sobre ativismo, o fato de ser lésbica, e faz uma provocação para que os homens reflitam sobre seus privilégios

 

 

Do alto de seus ainda 26 anos, Bruna Linzmeyer nos falou, entre outras coisas, de suas crenças e da luta diária para se manter dona da própria história: “Entendi logo cedo o valor de me posicionar, e não ficar pedindo desculpas por isso. Por essas e outras que digo em voz alta que sou sapatão, sim. E tem

 

 

Sobre origens
“Meu pai, Gerson, desenha e monta conectores para antenas externas; minha mãe, Rosi, é terapeuta de reiki. Tenho um irmão mais velho, Dinho, que é bancário. Sem querer ele acabou me ajudando no processo de contar para os meus pais sobre a minha sexualidade. Dinho também é gay e contou primeiro. Não é que nossos pais não receberam bem a notícia. Mas foi importante ele já ter dito. Corupá é uma cidade pequena e quando você começa a crescer em um lugar assim, sente uma coisa de querer sair, ver e viver outras coisas. Foi por isso que aos 16 insisti em ir para São Paulo tentar a carreira de modelo. Eles me deram as economias de uma vida inteira e parti. Com um ano, o dinheiro acabou e me enfiei, mesmo sem acreditar que daria certo, num teste de elenco na Globo para a série Afinal, o que querem as mulheres, do Luiz Fernando Carvalho. Passei e nunca mais parei de trabalhar como atriz. Com a profissão, ganhei a minha independência financeira.”

Sexualidade e liberdade
“Claro que perdi contratos por me assumir lésbica [o primeiro romance de Bruna com outra mulher foi noticiado na imprensa em 2015. Ela namorou a cineasta Kity Féo]. E claro que fiquei assustada, principalmente porque tinha um apartamento para pagar e meus pais não são ricos, pelo contrário. Na verdade, os ajudo financeiramente. Fiquei com medo de não ter dinheiro para os compromissos que tinha assumido. Tenho medo até hoje. A gente sabe que existe o risco de as publicidades pararem por puro moralismo. Mas não tive muita escolha. Ou me assumia e vivia a minha vida, ou tinha um câncer, tinha depressão. Adoecia. A minha sorte é que, por outro lado, me posicionar aproximou de mim marcas que pensam como eu, que acreditam que o exercício da liberdade é valioso.”

O preço da verdade
“O meu corpo – como mulher e lésbica – é objetificado o tempo inteiro. Quando estou no táxi ou no Uber e beijo minha namorada, o taxista olha com tesão, não com vontade de dar porrada como talvez fosse com um casal de homens gays. O que é pior ou então o que é mais fácil? Um tesão que pode acabar num estupro ou o ódio que pode gerar outro tipo de violência? As duas coisas são bem complicadas e dolorosas. Não sei se existe situação pior ou mais fácil.”

As mulheres de Bruna
“Admiro muitas mulheres. E tenho umas figuras femininas favoritas. Alison Bechdel, por exemplo, que é uma cartunista e escritora estadunidense, criadora do teste de Bechdel. Ele indica se obras de ficção são sexistas ou não a partir de três perguntas: existem duas mulheres? Elas conversam entre si? Sobre algo que não seja homens? Alison tem livros maravilhosos, que falam desde onde ela veio, da experiência com os pais, da sexualidade dela… que é sapatão também. Gosto muito de quem ela é no mundo e do fato de ela ter conseguido colocar tudo o que colocou nele. Mas fiquei pensando que gostaria de citar uma mulher latino-americana, e aí, por que não Marielle? Marielle Franco é uma das grandes brasileiras da nossa história e mais, do nosso futuro. Ela segue presente e segue viva em muitas de nós. Mulher, preta, da Maré, lésbica, militante dos direitos humanos e das coisas em que eu também acredito.”

Marielle Franco é uma das grandes brasileiras da nossa história e mais, do nosso futuro.
Bruna Linzmeyer

Fama e representatividade
“Sou sapatão e não poderia não falar sobre isso se vivo isso. E, com o tempo, fui entendendo a importância de me posicionar. De como, a partir disso, a gente gera discursos. Já ouvi de garotas que conseguiram conversar sobre suas sexualidades com os pais e contar que gostam de outras garotas a partir de alguma declaração que fiz. E então, fico pensando: quais eram as referências que eu tinha quando era menina? Quase nenhuma, sabe? E a diferença que faria se tivesse tido!? A minha sexualidade me foi roubada quando ela deveria estar florescendo. Me foi tirada a chance de viver o prazer e as descobertas que ele proporciona porque nem sequer eu podia me apaixonar por quem me atraía. Nem sabia que podia amar uma mulher porque essa não era uma possibilidade.”

Já ouvi de garotas que conseguiram conversar sobre suas sexualidades com os pais e contar que gostam de outras garotas a partir de alguma declaração que fiz.
Bruna Linzmeyer

Fé nas bruxas
“Não tenho religião. Mas algumas bruxas cuidam de mim. Hoje, no mundo contemporâneo, as bruxas precisam de um invólucro para se apresentar. Então, na minha vida, tem a dona Anita, que é uma benzedeira de Corupá, tem a Teia, que é terapeuta de reiki e cuida de mim desde os meus 11 anos, tem a Cris, que é médica ayurvédica, tem a Claudia, que é osteopata. São todas mulheres, são todas bruxas. E cuidam do meu corpo e espírito. Acredito na história, que também tem um peso espiritual. Da onde nós mulheres viemos, de que jeitos já fomos mortas? Por que a gente foi morta? Acredito na natureza. Acredito nas águas, na terra, nos metais.”

Aquário no mapa astral
“Tenho uma dificuldade enorme de permanência. De todo tipo de permanência. De permanecer muito tempo em um lugar, seja para morar ou para estar, de permanecer muito tempo pensando de uma certa maneira. E sei que não sou uma pessoa que permaneço muito. Não sei se isso é exatamente um defeito. Às vezes gostaria de conseguir permanecer mais, sim, e que isso não fosse uma questão. Às vezes acho que essa característica me faz muito eu mesma. Sou escorpiana, mas tem muito aquário nesse mapa astral.”

Bruna Linzmeyer - Vestido Adriana Degreas (Foto: Bruna Castanhera (GROUPART))

Homens e os livros
“Sei de vários sets de filmagem do ano passado em que aconteceram assédios e ninguém fez nada. E olha que houve denúncia. Só que o agressor era o diretor, e a vítima, a assistente de figurino. Acontece o tempo to-do. Áurea Carolina, uma deputada eleita em Belo Horizonte, disse uma vez: ‘Por que não vão vocês, homens, pesquisar sobre as masculinidades de vocês?! Mulheres já têm de lidar com assédio, lidar com todas as opressões pelas quais passam. Ainda temos de lidar com o que vocês deveriam fazer ou pensar sobre masculinidade tóxica de vocês?!’. Homens precisam se resolver por eles mesmos.”

Por que não vão pesquisar sobre as masculinidades de vocês?! Mulheres já têm de lidar com assédio, com todas as opressões pelas quais passam. Ainda temos de lidar com o que vocês deveriam fazer ou pensar sobre masculinidade tóxica de vocês?!
Bruna Linzmeyer

Ser atriz
“O trabalho me deu a chance de pagar as minhas contas – lá, aos 16 – enquanto eu me descobria como atriz, fazendo algo que sempre me deu e ainda me dá muito prazer. Se não atuasse, provavelmente teria sido psicóloga. Era o que imaginava na época da faculdade.
E, pensando bem, acho que os dois fazeres têm muito em comum. Ser atriz, assim como ser psicóloga, é uma eterna tentativa de compreender o outro, de desenvolver empatia. Nos palcos e atrás das câmeras, me sinto o tempo todo nessa busca.”

EDIÇÃO DE MODA LARISSA LUCCHESE / BELEZA: RENATA BRAZIL (GROUPART) COM PRODUTOS LOWELL, NARS E KIEHL’S / STYLING: ANDRÉ PUERTAS / ASSISTENTE DE BELEZA: JULIA TARTARI / ASSISTENTES DE FOTOGRAFIA: BIA GARBIERI, FERNANDO BENTES E PAULO POMPÉIA / PRODUÇÃO EXECUTIVA VANDECA ZIMMERMANN / TRATAMENTO DE IMAGEM: HELENA COLLINY / AGRADECIMENTO: BAZAR NO JARDIM (LOCAÇÃO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME