HOME

Home

Após denúncias de abusos, leitoras famosas relatam como é ser mulher no Brasil

Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE:

 

Veja publicação original:  Após denúncias de abusos, leitoras famosas relatam como é ser mulher no Brasil

 

Uma mulher estava num ônibus na Avenida Paulista, em São Paulo, quando um homem ejaculou em seu pescoço; a escritora Clara Averbuck voltava para casa de Uber ao ser vítima de um estupro. Esses são apenas os mais recentes (e divulgados) entre os muitos casos de assédio e violência aos quais nós mulheres estamos apostas. Convidamos as leitoras a dividirem conosco suas experiências

 

Em meio a tantas denúncias de abuso sexual em transportes públicos pelo país, que vieram à tona na semana passada com o depoimento da escritora Clara Averbuck, estuprada por um motorista da Uber, convidamos nossas leitoras a mostrar o que significa ser mulher no Brasil. O resultado, a seguir, mostra o quanto as mulheres ainda vivem situações do machismo, abuso, violência, assédio e opressão.

 

Suzana Pires
#SerMulherNoBrasil é conviver com constrangimentos e violências diárias, mas seguir na luta por respeito de cabeça erguida.
Quando eu tinha 14 anos, era comum na volta pra casa do colégio, no ônibus, eu me deparar com a mesma situação: um homem desconhecido me olhando e tocando suas partes íntimas. Ao perceber o que acontecia, eu entrava em desespero e saltava no primeiro ponto para fugir daquela situação assustadora.

Raissa Santana
Sinto na pele o quanto é difícil ser uma mulher que anda pelas ruas e sofre assédio diariamente. Me sinto envergonhada quando isso acontece. Fico perplexa por saber que existem homens tão machistas, que não sabem nos respeitar. Não podemos andar com uma roupa mais curta que somos chamadas de gostosa, recebemos insultos… Não me conformo com isso”.

Luiza Brunet (Foto: Reprodução / Instagram)

Luiza Brunet
Quando eu era menina, peguei muito transporte público e, inúmeras vezes, homens colocavam o pênis na minha cara. Dava para ver o formato dele ereto e até a calça molhada.

Marian da Penha
A farmacêutica Maria da Penha ficou paraplégica após ser baleada pelo marido enquanto dormia. Graças à sua luta, foi criada a lei que coibe a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Fabiana Saba
Ser mulher é continuar nessa luta até que todas nós estejamos seguras!

Michelli Provensi
Tava sentada no ônibus distraída, escutando música, com roupa de academia, sim, curta. O ônibus estava praticamente vazio e não entendi porque o cara do meu lado tava colado em mim. Até olhar para minha perna e ver o pau dele duro esfregando na minha coxa. Empurrei ele, gritei para o cobrador, que o chutou para fora. Tem lugares piores para ser mulher no mundo, mas ser abusada no busão é foda.

Stephanie Ribeiro
Eu tenho medo de ser estuprada todo dia. Então, todo dia eu planejo minha vida a partir do medo de ser estuprada. Ando muitas vezes na contramão dos carros, assim eles não conseguem me seguir. Evito serviço de transporte particular com motoristas homens. Levo o cachorro comigo quando é de noite…Quais os planos que você faz por medo?

Suzana Pires fala sobre as dificuldades em ser mulher no Brasil (Foto: Reprodução / Instagram)

Ludmyla
#SerMulherNoBrasil é matar não um, e sim vários leões por dia…  É sair de casa com medo de caminhar nas ruas independente do horário. É sair de casa com medo de enfrentar um transporte público. É ter que ouvir calada assobios e cantadas ofensivas por medo de ser agredida fisicamente. É ser julgada e taxada pura e simplesmente pela roupa que decidimos usar. E por aí vai, resumindo é viver com medo. Mas não podemos nos calar diante das barbaridades que nos cercam. E pais eduquem seus filhos e filhas para que não se tornem pessoas machistas e intolerantes.

Valéria
#SerMulherNoBrasil é ter medo em cada esquina, e de cada pessoa que está atrás de você. #SerMulherNoBrasil é encarar de frente a opressão nas escolas, no trabalho e até na sua própria casa. #SerMulherNoBrasil é lutar contra o machismo e buscar todos os dias a igualdade. #SerMulherNoBrasil é ouvir todos os dias “Isso não é coisa de mulher”.

Ana Luiza
#SerMulherNoBrasil é buscar todos os dias respeito e tratamento igual no mercado de trabalho, pois somos capazes de trabalhar igual ou até melhor que os homens, mas não temos o devido retorno.

Deborah
#SerMulherNoBrasil é se sentir menos do que ser um bicho, não significa nada. Só sinto tristeza por nós. É muito ingrato.

 

Maria
#SerMulherNoBrasil é sofrer menosprezo, desvalorização.

Raquel
#SerMulherNoBrasil não é fácil. Somos rotuladas como objeto sexual. Na cabeça de alguns homens só servimos para isso e nada mais.

Kelly
#SerMulherNoBrasil é ser taxada de mentirosa quando denuncia um abuso.

Stephanie Ribeiro fala sobre as dificuldades em ser mulher no Brasil (Foto: Reprodução / Instagram)

Lina
#SerMulherNoBrasil é um grande desafio por conta da cultura machista já enraizada.

Viviane
#SerMulherNoBrasil é ter muitos empregos com salário menor.

Adriana
#SerMulherNoBrasil é sentir medo o tempo todo. Simples assim!

Inez
#SerMulherNoBrasil é ter coragem em meio a tudo. É lutar para sobreviver.

Ariane
#SerMulherNoBrasil é andar na rua olhando pra trás a cada minuto.

Ana
#SerMulherNoBrasil é uma árdua tarefa. Misoginia por todos os lados.

Marcela
#SerMulherNoBrasil é sofrer vulnerabilidade.

 

Glaucia
#SerMulherNoBrasil é sofrer com insegurança e medo

Cherry
#SerMulherNoBrasil é ser uma guerreira.

Eleine
#SerMulherNoBrasil é enfrentar todos os dias um machismo nojento em pleno 2017 e lutar para que novas gerações não tenham que passar por isto!

Laura
Ser mulher no Brasil é ter que acordar todos os dias diante de desigualdades sociais.#sermulhernobrasil

Mariana
#SerMulherNoBrasil é ter que ser recatada, não poder mais nem sentar num banco de ônibus, porque se tiver qualquer abuso não existe justiça.

Raquel
#SerMulherNoBrasil é desafiador. Somos reprimidas, desvalorizadas, humilhadas, assediadas, discriminadas apenas por sermos mulheres.

Patrícia
#SerMulherNoBrasil é conviver com o desrespeito, lutar contra a falta de leis que punem criminosos, e ter que conviver com tarados nas ruas e nos ônibus!

Maria
#SerMulherNoBrasil é levantar todos os dias pela manhã, pisar firme de cabeça erguida, ir à luta, mesmo sem saber se o chão estará lá.

Luziane
#SerMulherNoBrasil mulher no Brasil é se colocar no lugar do outro e ter medo e angústia toda vez que vê uma notícia assim!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME