HOME

Home

Andrea Alvares conta como se tornou uma das dez maiores executivas do país

Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE

 

Veja publicação original: Andrea Alvares conta como se tornou uma das dez maiores executivas do país

.

Aos 47 anos, a administradora Andrea Alvares, vice-presidente de marketing da Natura, é uma das dez maiores executivas do país e garante que seu segredo de sucesso é colocar a família sempre em primeiro lugar

.

Por Camila Lima

.

Maldita tendinite. Ou bendita, pelo menos no caso de Andrea Alvares, 47 anos, vice-presidente de marketing, inovação e sustentabilidade da Natura. Foi ela a grande responsável por a executiva dizer adeus ao sonho de ser bailarina clássica, depois de anos de empenho e treinos que terminavam diariamente às 22h. A mudança no script aconteceu ao prestar administração na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, sem grandes expectativas sobre o que a carreira traria no futuro.

.

Andrea Alvares (Foto: Patricia Ikeda)

.

Do primeiro emprego, de auditora externa na Price Waterhouse, Andrea emendou sete anos na Procter & Gamble, onde assumiu, ainda aos 25, o primeiro cargo de liderança. Virou gerente de grupo e viu o primeiro chefe ter de se reportar a ela. Depois, vieram outros quase 15 de PepsiCo, a gigante da indústria de alimentos e bebidas que a nomeou diretora e, em seguida, primeira presidente mulher na divisão food & snacks no Brasil, algo até então inédito. “Até assumir esse cargo, nunca havia sentido diferença por ser mulher, mas logo passei a notar. Em alguns conselhos de que participava eram necessárias de duas a três intervenções minhas até me darem atenção”, lembra Andrea, em entrevista à Marie Claire, em Paris. Na ocasião, a executiva havia ido à cidade receber, em nome da Natura, um selo de certificação da Union for Ethical BioTrade, concedido a empresas cujas práticas seguem os princípios éticos de BioComércio.

.

Mãe de três filhos, Julia, 19, Rafael, 15, e Manuela, 11, que leva tatuados no braço juntos aos símbolos hindus de Namastê e Om – feitos em períodos pela Índia, onde meditou e viveu experiências transformadoras –, a executiva não esconde que a família sempre foi sua prioridade. “Organizo minha agenda anualmente, bloqueando todos os médicos, aniversários e reuniões de escola. A partir dali, programo os compromissos profissionais”, explica. Mesmo com tanto planejamento, Andrea conta que no último mês de janeiro se viu num dilema. Era a primeira vez que o Natura & Co reuniria cem líderes de Aesop, The Body Shop e Natura no Brasil, celebrando a recente fusão entre as empresas e algo mais do que importante em sua carreira. Entretanto, havia sete meses vinha programando uma viagem com filhos, pais e irmãos que cairia na mesma data do encontro. Depois de muito refletir, optou por viajar.

.

“Há um exercício que sempre pratico nessas horas. Me projeto, lá na minha lápide, e penso: quando estiver morta, vou ser mais feliz por ser aquela que viajou com a família ou a que voltou para a reunião? É um exercício sensacional, porque não deixa dúvidas”, explica. Andrea ressalta que a decisão em nada está relacionada ao comprometimento profissional. “Gravei um vídeo e estive presente na reunião, mesmo que não fisicamente. O resto deleguei, algo também importante na vida corporativa”, diz. A

.

executiva conta que outra de suas conquistas pessoais, fruto de muita terapia, foi a de aprender a abrir mão de ser perfeita. “Foi libertador quando adotei o ‘estou sendo o melhor que posso’ e me desvencilhei do anseio pela perfeição. Também aprendi a não ter expectativas de ser aquela que malha, que é excelente mãe, executiva irretocável e namorada incrível. Me ajusto. Se nesta semana estou longe de casa a trabalho, na seguinte tento ficar mais em família”, diz.

.

Com tanto jogo de cintura, sensibilidade e dedicação, Andrea entrou, em 2016, para o ranking da Forbes das dez mulheres mais poderosas do país. Embora afirme que o cargo nunca tenha sido um objetivo, ela destaca a importância de tê-lo como recompensa. “Já tive minha fase Madre Teresa de Calcutá, mas hoje tenho convicção de que o posto faz a diferença. Quando você assume uma posição de liderança, ganha armas para mudar qualquer realidade. E essa é sem dúvida uma das partes que me faz hoje mais orgulhosa do meu trabalho.”

.

BELEZA: ANDERSON AYRES (CAPA MGT) COM PRODUTOS NATURA

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME