HOME

Home

Agosto Lilás: a cultura do estupro e a banalização da violência contra a mulher

Saiu no Le Monde

Aproximadamente, 95% das mulheres temem ser vítimas de estupro no Brasil. Os dados são de um levantamento feito pelo Instituto Patrícia Galvão e Instituto Locomotiva após consultar 2 mil pessoas com 16 anos ou mais de idade. Se você é mulher, já viveu, presenciou ou conhece alguém que sofreu assédio ou violência sexual. Em muitos casos os dois.  

Quando eu tinha 15 anos, fazia ensino médio a 40 quilômetros de casa, no Colégio Pedro II, onde cursava o nível técnico. Pegava todos os dias um ônibus no mesmo ponto às 6h30 da manhã. Um dia, a caminho da escola, um homem mexia sem parar em sua calça por baixo de uma pochete, bem próximo do meu banco. Eu me movi para tentar afastar, coloquei a mochila como uma barreira. Quando cheguei no colégio e olhei, minha calça estava suja de branco. 

Nessa mesma idade, uma amiga, bastante próxima, que dormia na minha casa, confidenciou que foi abusada por um dos amigos do pai, dentro de casa, durante a infância. Nunca contou por medo de que ele matasse o agressor. 

Leia a matéria completa aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME