HOME

Home

Fui demitida, o que fazer para recomeçar?

Saiu no site ONU MULHERES

 

Veja publicação original:  Fui demitida, o que fazer para recomeçar?

.

Aconteceu o inesperado: demissão. Ser demitida nunca é fácil, nem mesmo nos casos em que a pessoa já não está mais satisfeita com o trabalho. Pior ainda quando acontece depois de voltar das férias, por exemplo. A autoestima fica afetada, começam os questionamentos – tanto seus como dos outros –, e então é preciso se revigorar para dar a volta por cima para superar a perda do emprego.

.

Enfrentar um período de desemprego requer controle e equilíbrio. É difícil pensar nisso em um momento tão delicado, mas é o fundamental para que as coisas cheguem em seu lugar ao devido tempo. Se você está passando por isso neste momento, vamos a algumas dicas que podem ser preciosas!

.

.

Uma reserva financeira ajuda a encarar o período pós-demissão

.

Caso você tenha sido demitida de um emprego em que trabalhava em regime CLT, o seguro-desemprego e a indenização de 40% do FGTS devem ser suficientes para lhe manter por algum tempo. O ideal é que você não mexa no segundo benefício, afinal, ele será muito útil para o financiamento do seu primeiro imóvel, certo?

.

Caso seu acerto tenha sido baixo ou você trabalhava como pessoa jurídica, será preciso pensar em uma fonte alternativa para este momento. É uma situação em que um fundo de emergência pode ajudar, por isso a importância de sempre mantê-lo em dia!

.

Por mais que a situação seja delicada, não se desespere. Não desanime e tenha calma, outro emprego com certeza vai aparecer.

.

.

Use o feedback da demissão ao seu favor

.

Você já deu a notícia ruim em casa, chorou, falou mal do seu ex-chefe e se sentiu injustiçada. Depois de uma demissão, qualquer ser humano deve se dar ao direito de passar por essa fase! Mas não deixe que ela se prolongue! Vamos ser bem honestas, não será de lamúrias que você vai conseguir se reposicionar no mercado.

.

Para dar a volta por cima, será preciso fazer, antes de mais nada, um processo de autoavaliação. Pense novamente na última conversa que teve com sua ex-chefe. Caso tenha sido dado algum conselho sobre sua conduta na rotina de trabalho, avalie criticamente o que foi falado e pense sobre os defeitos que precisa corrigir.

.

Avalie também seus pontos positivos, relembre os momentos em que sua participação foi fundamental na empresa, que sua contribuição ajudou diretamente a trazer bons resultados. Conhecendo bem seus trunfos, fica mais fácil “vender seu peixe” no mercado.

.

.

fui-demitida-demissão-o-que-fazer-02

.

.

Depois da demissão: planeje seu currículo para sair do desemprego

.

Vamos fazer uma faxina naquele arquivo abandonado em alguma pasta do seu computador? Um currículo bem montado é o principal cartão de visitas de uma pessoa. Antes mesmo da primeira conversa, da primeira impressão, será esse o primeiro contato de seu futuro empregador (a).

.

Seja objetiva e fortaleça suas qualidades. Não deixe de destacar projetos mais vultuosos em sua experiência profissional. Mostre suas habilidades sem fazer rodeios. Jamais monte um currículo extenso demais, principalmente se for encaminhado para grandes empresas. Lembre-se que junto ao seu estarão outros muitos currículos e o tempo dos avaliadores é curto, não faça com que ele perca o interesse em ler o seu por estar longo demais.

.

Se estiver disposta a mudar de cidade, não se esqueça de colocar o DDD antes do seu telefone. Destaque no corpo do e-mail que você tem disponibilidade para mudança, para evitar que seu currículo seja descartado.

.

.

Prepare-se para as entrevistas de emprego (e para deixar a demissão para trás)

.

Te ligaram de uma empresa super bacana e você está prestes a arrumar um super emprego, hora de se preparar para a entrevista! Sabemos que é um momento de nervosismo, mas quanto mais calma você estiver, maiores serão as chances das coisas darem certo. Se programe para não se atrasar, mas caso aconteça algum imprevisto, tenha o telefone do entrevistador em mãos para avisar sobre o problema.

.

Vista-se de um modo condizente com a sua profissão. Muita gente aconselha a esconder piercings ou tatuagens, mas isso pode não fazer a menor diferença dependendo da sua área de atuação. No caso de locais mais conservadores, o ideal é mesmo se manter com um visual sem os adereços.

.

Seja espontânea nas respostas, dê respostas diretas e de um jeito simpático. Não se alongue demais nas respostas, assim a conversa pode ficar mais dinâmica. Encare esse momento como realmente uma conversa e mostre o seu melhor. Independente de dar certo ou não, você sairá dali sabendo que fez sua parte.

.

Mantenha a perseverança. Muita gente passa meses desempregada, outras pessoas têm a felicidade de encontrar um novo emprego em um estalar de dedos. Saiba que ouvir alguns “nãos” ou mesmo não receber resposta nenhuma – mesmo diante de uma promessa de ligação – é desagradável, mas acontece. Não pense que isso é motivo para ficar desanimada ou que você não tem qualificação.

.

Por falar nisso, fique sempre antenada em relação a cursos, palestras e workshops na sua área de atuação. Muitos deles são gratuitos, te ajudam a se aperfeiçoar e podem contribuir para enriquecer seu currículo.

.

Fotos: AdobeStock

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME