20181102172753521160u

Exposição da UnB celebra as mulheres do hip-hop do Distrito Federal

Saiu no site CORREIO BRAZILIENSE

 

Veja publicação original: Exposição da UnB celebra as mulheres do hip-hop do Distrito Federal

.

Em cartaz na Galeria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília desde a última quarta-feira, a exposição Se essa rua fosse mina… Mulheres e hip-hop no Distrito Federal apresenta um recorte da cultura urbana promovida pelas mulheres na capital federal e no Entorno.

.

“A exposição tem o conceito de demonstrar um pouco da arte das meninas do hip-hop. Ela surgiu de uma disciplina de museologia da UnB. Todo semestre, a gente faz uma exposição e, desta vez, a temática eram as mulheres artistas”, explica Débora Rita, estudante de museologia da UnB e MC.

.

Com a ideia de abordar as mulheres artistas, os alunos começaram a pesquisar ainda no semestre passado personagens e figuras que tratassem especificamente do cenário hip-hop feminino no DF. Assim chegaram aos nomes de Vera Verônika, a rapper mais antiga de Brasília; Meimei Bastos, poeta, produtora, escritora e responsável pela coordenação do Slam Q’brada; Risofloras, coletivo de grafiteiras; e Charadas, coletivo de dança. “Basicamente, começamos o processo de pesquisa para chegar às fontes primárias, pesquisamos matérias em jornais do DF, fizemos entrevistas e depois buscamos pessoas que pudessem disponibilizar um acervo”, completa.

.

A mostra, que estará em cartaz até 14 de novembro, com visitação das 8h às 20h, é composta por um acervo de artistas do movimento hip-hop, com fotografias, grafites, quadros e vídeos, e ainda de materiais produzidos especialmente para a exposição, como pinturas ao vivo e vídeos em eventos como a Batalha das Rimas.

.

.

Programação ampla

.

Além da exposição, o projeto Se essa rua fosse mina… tem até 9 de novembro uma programação com oficinas, rodas de conversa e batalhas em que são debatidos temas relacionados ao movimento hip-hop e à presença das mulheres nos cenários ligados ao assunto.

.

A partir de amanhã, o evento recebe a roda de conversa intitulada Pesquisa e gênero no movimento hip-hop, com as pesquisadoras Keila Medeiros, Amanda Antunes, Elaine Cristina e Natália Gonçalves. O evento será das 19h às 20h, na Galeria FAU/UnB.

.

No dia 6, terça-feira, a programação conta com uma oficina de breakdance promovida por Anya Cliandra no Núcleo de Dança, das 18h às 19h. No dia seguinte, 7 de novembro, serão feitas três oficinas: Passinho com Kashuu, das 16h às 17h30; Breakdance com Mariana Mota, das 18h às 19h30; e Vogue com Shaniqua Caliandra, das 20h às 21h30. Todas no Núcleo de Dança da universidade.

.

Na sexta-feira, é a vez da batalha e do slam com produção de Catarina Maltezo, no Teatro Arena, das 18h às 20h. O acervo da exposição continua em cartaz até 14 de novembro na Galeria FAU/UnB.

.

.

» Programação

.

Roda de conversa — “Pesquisa e gênero no movimento hip-hop”

.

Galeria FAU/UnB. Em 5 de novembro (segunda), das 19h às 20h. Com as pesquisadoras Keila Meireles, Amanda Antunes, Eliane Cristina e Natália Gonçalves. Entrada franca.

.

.

Oficina de breakdance

.

Núcleo de Dança (UnB). Em 6 de novembro (terça), das 18h às 19h. Com Anya Caliandra. Entrada franca. Em 7 de novembro (quarta), das 18h às 19h30. Com Mariana Mota. Entrada franca.

.

.

Oficina de passinho

.

Núcleo de Dança (UnB). Em 7 de novembro (quarta), das 16h às 17h30. Com Kashuu. Entrada franca.

.

.

Oficina de vogue

.

Núcleo de Dança (UnB). Em 7 de novembro (quarta), das 20h às 21h30. Com Shaniqua Caliandra. Entrada franca.

.

.

Batalha e slam

.

Teatro de Arena (UnB). Em 9 de novembro (sexta), das 18h às 20h. Com produção de Catarina Maltezo. Entrada franca.

.

.

Se essa rua fosse mina… Mulheres e hip-hop no Distrito Federal

.

Galeria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU/UnB (ICC Norte da UnB). Até 14 de novembro. Visitação de segunda a sexta, das 8h às 20h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

Compartilhe nas suas redes sociais!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.