HOME

Home

Estratégias de combate à violência contra mulher são discutidas entre entidades em Nova Serrana

Saiu no site G1 CENTRO OESTE / MG:

 

Objetivo é fazer com que serviços que integram Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher funcionem com diálogo e colaboração constantes. Ações já começaram a ser pensadas em reunião.

Entidades públicas iniciaram em Nova Serrana um diálogo com intuito de fomentar estratégias de combate à violência contra mulher no município. A iniciativa do Núcleo de Direitos Humanos e Políticas Públicas em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), visa articular a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

Ações já começaram a ser pensadas na primeira reunião feita no dia 7 de julho, entre órgãos do poder público, incluindo a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde, Núcleo de Saúde da Mulher, dentre outros.

De acordo com a coordenadora do Creas, Andrea Domingos, a iniciativa visa ações para que os serviços que integram a rede funcionem com diálogo e colaboração constante. O objetivo é atender integralmente e da melhor forma mulheres que sofrem situações de violência.

“Vamos desenvolver diversas ações e uma delas é a articulação dos órgãos que já existem no município e o que pode ser feito para serem aprimorados. Esse primeiro encontro foi uma iniciativa para que os representares se conheçam e haja uma integração de fato”, destacou.

A Rede de Atendimento faz parte da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, uma rede que integra as instituições e serviços governamentais, não governamentais e comunidade e visam o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção da violência e de políticas de empoderamento.

“Uma das coisas que já ficou definida foi que o setor de vigilância da saúde disponibilizará à Polícia Civil formulários de notificações de situações de violência contra a mulher para que possamos mensurar e pensar as políticas públicas de acordo com os casos”, relatou Andréa.

Andréa também destacou que a rede tem o intuito de construir a autonomia das mulheres, a garantia dos direitos, a responsabilização dos agressores e a assistência qualificada em casos de violência.

“Para isso vamos fazer uma ação com a Polícia Militar, que é a primeira a ter contato com a mulher após uma situação de violência e também será marcada uma próxima reunião mais técnica e operativa entre órgãos da rede”, ressaltou.

A ação também irá lidar com a complexidade do fenômeno da violência contra as mulheres e efetivar os quatro eixos previstos na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que são: combate, prevenção, assistência e garantia de direitos.

 

 

Veja publicação original: Estratégias de combate à violência contra mulher são discutidas entre entidades em Nova Serrana

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME