HOME

Home

Associação oferece 400 mamografias gratuitas para mulheres em situação vulnerável em Fortaleza

Saiu no G1

Veja a Publicação Original

A Associação Nossa Casa oferece 400 mamografias gratuitas em Fortaleza. A campanha, divulgada nesta segunda-feira (17), terá duração de dois meses e visa a atender mulheres que necessitem, além da mamografia, de exames complementares para o diagnóstico do câncer de mama e encaminhamento para os tratamentos necessários.

Os exames serão feitos no Centro de Imagem da Associação Nossa Casa, mediante agendamento prévio pelo telefone (85) 3521-1547, mantendo as medidas de segurança e evitando aglomerações devido à pandemia de Covid-19. Será necessária a apresentação do pedido médico no dia da realização da mamografia.

Segundo dados publicados pelo radar do câncer e Covid-19 do Instituto Oncoguia, o ano de 2020 registrou uma queda de 49,81% no número de exames de mamografia no Sistema Público de Saúde entre os meses de março a dezembro, quando comparado com o ano de 2019.

A ação é destinada a mulheres a partir dos 40 anos em situação de vulnerabilidade social e fragilidade econômica e sem acesso rápido e fácil ao SUS e, principalmente àquelas com risco elevado para o câncer de mama. Residentes de municípios do estado do Ceará também serão atendidas.

Após conclusão do laudo da mamografia, as mulheres com achados suspeitos de câncer de mama serão atendidas no ambulatório de mastologia para realização de exames clínicos e encaminhamentos para demais exames diagnósticos. O objetivo é garantir que o diagnóstico de qualquer suspeita ou confirmação de câncer de mama seja concluído em até 30 dias, bem como garantir o encaminhamento para o início do tratamento em menos de 60 dias.

Segundo estimativas da Fundação do Câncer, com base em dados do SUS, em 2020 houve uma redução de 84% no número de mamografias realizadas no país em comparação a 2019.

“Devido ao impacto da pandemia da Covid-19 na diminuição da realização dos exames de imagem é muito importante incentivar que as mulheres a partir de 40 anos, mesmo as assintomáticas voltem a realizar seus exames de rastreamento. Só assim será possível detectar precocemente o Câncer de mama, onde são maiores as chances de cura”, afirma Daniele Castelo Branco, vice-presidente da Nossa Casa.

Veja a Matéria Completa Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME