HOME

Home

Mulheres vítimas de violência doméstica ganham novo canal de denúncias

Saiu na FOLHA DE PERNAMBUCO

Veja a Publicação Original

Diante do aumento dos casos de violência doméstica contra a mulher e com a necessidade de atender essa crescente demanda de pedido de socorro das mulheres, o Ministério Público de Pernambuco lança, nesta quinta-feira (14), às 15h30, a Ouvidoria das Mulheres, com solenidade no Centro Cultural Rossini. Será uma forma do MPPE chegar ainda mais perto das cidadãs e ficar a postos para o recebimento e encaminhamento às autoridades competentes das demandas relacionadas ao tema.

Lançamento

Para a inauguração, a instituição convidou a promotora de Justiça de São Paulo, Gabriela Mansur, especialista na Defesa e Promoção dos Direitos das Mulheres e colaboradora do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). De fora, na composição da mesa, além da ativista, estará presente o ouvidor Nacional do CNMP, Oswaldo Albuquerque.

Homenagens

Durante a cerimônia, personalidades presentes serão agraciadas com o Selo 130 do Ministério Público de Pernambuco, entregue pelo procurador-geral de Justiça. Entre alguns dos homenageados estão o procurador-geral do Trabalho, José De Lima Ramos Pereira; a vice-prefeita do Recife, Isabella De Roldão; o Presidente da AMUPE, José Coimbra Patriota Filho e a Secretária da Mulher de Pernambuco, Ana Elisa Sobreira.

Híbrido

O canal de atendimento especializado funcionará dentro da própria Ouvidoria do MPPE e será o décimo estado que contar com um canal própria para recebimento de denúncias de violência contra mulheres. O encontro terá transmissão pelos canais Canal MPPE ao Vivo, no Youtube; Instagram (@mppeoficial) e Facebook (MPPEoficial).

Dados

Importante citar que somente no período de 1º de janeiro a 30 de junho deste ano, cerca de 20 mil mulheres registraram violências doméstica ou familiar. Também no mesmo período, 1.020 estupros e 52 feminicídios foram registrados em Pernambuco.

Convidada

A promotora Gabriela Mansur, conhecida por sua proatividade e deias inovadoras, é uma referência para as promotoras. Foi considerada pela Revista Forbes/2019 entre as 20 mulheres mais poderosas do Brasil e, mais, é idealizadora de diversos projetos diferenciados e de destaque.  Durante a quarentena Covid-19, desenvolveu o projeto Justiceiras, 1º projeto de atendimento multidisciplinar online do Brasil, que já conta com mais de 3600 voluntárias e de 1700 mulheres vítimas de violência atendida

Outros projetos de destaque: ‘Movimento pela mulher’, que apresenta a corrida como meio de empoderamento e resgate da autoestima da mulher; ‘Tempo de Despertar’, que tem como foco a ressocialização do autor de violência contra a mulher; ‘Tem saída’, que visa a autonomia financeira das mulheres em situação de violência doméstica, inserindo-as no mercado de trabalho.

Contatos

O novo telefone da Ouvidoria das Mulheres é (81) 99316.2600, além do formulário: https://ouvidoria.mppe.mp.br/#/formulario;  a Assistente virtual no site http://www.mppe.mp.br; whatsApp: (81) 99679 0221 e facebook: ouvidoriamppe (somente in box).

Leia a Matéria Completa Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME