HOME

Home

Dica de Filmes: Mulheres negras no cinema: 16 filmes que você precisa assistir

Saiu no Geledés

Leia a Publicação Original

O blog Cultura em Casa convidou as cineastas Joyce Prado e Renata Martins para indicar títulos importantes na discussão da igualdade racial e de gênero no cinema. Elas são as criadoras do projeto “Empoderadas”, uma websérie que propõe a desconstrução de estereótipos contando histórias de mulheres negras bem-sucedidas em diferentes carreiras.

por Amauri Terto no Catraca Livre

A lista traz dez longas-metragens indicados por Joyce, lançados a partir de 1995. Entre os destaques está o recente Selma, que entrou para a história como o primeiro filme dirigido por uma mulher negra, Ava DuVernay (foto acima), a ser indicado ao Oscar.

Já Renata ressalta na lista seis curtas-metragens brasileiros. A opção por curtas não foi natural, uma vez que não existem longas-metragens dirigidos e roteirizados por mulheres negras no país. Um fator que, segundo a cineasta, “expõe o racismo institucionalizado na cinematografia brasileira”.

Para Renata, no entanto, esse cenário tem sido alterado por geração de realizadoras negras que recentemente têm pautado a sociedade com trabalhos disponíveis na internet ou em circuitos de festivais. “Talvez o empoderamente esteja na ação de tocar um projeto como diretora”, aponta. A seguir, veja a lista completa com comentários das cineastas.

Leia  a Matéria Completa Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME