Saiu na VOGUE
Leia a Publicação Original
Não muito tempo atrás, as mulheres foram ensinadas a temer ficar grisalhas . Mas, como Andie MacDowell deixou claro no tapete vermelho do Festival de Cannes 2021 na estreia de Annette, na noite de terça-feira, agora é inequivocamente no tom “du jour”. E a julgar pela aparência dela, você seria um tolo se não abraçar isso também.

Exibindo seu novo tom castanho apimentado (ela começou a ficar grisalha durante o lockdown), MacDowell, que tem 63 anos, trocou joias incríveis por cabelos cacheados volumosos que falavam muito. Sua nuvem de cachos era a parceira perfeita para um vestido Prada de contas azuis, e ela adicionou maquiagem para combinar com o tom. Ela usava um tom prateado perolado ao redor dos olhos e um batom rosa escuro nos lábios e bochechas, para uma tez lindamente radiante.

A atriz se juntou a Helen Mirren , cujo topete branco prateado foi outro dos melhores looks da noite, e Jodie Foster , que exibia alguns fios grisalhos lisonjeiros ao redor do rosto, demonstrando uma excelente maneira de permitir que o cabelo cresça.

Agitando a bandeira de uma cor de cabelo que antes era evitada, foi apenas algumas semanas atrás que Sarah Jessica Parker também mostrou suas raízes em uma fotografia tirada quando ela começou um filme o novo reboot de Sex and The City. Viva la grey revolution!
Quer assumir os fios brancos e manter os cabelos brilhantes e saudáveis? Três cuidados essenciais.
1. Use o xampu próprio
Quanto menos agressivos os produtos usados para tratar os fios brancos, melhor, já que eles são naturalmente sensibilizados pela falta de melanina. Fórmulas naturais, sem sal e veganas são as mais indicadas. Evite lavar todo dia, se possível. Para quem tem couro cabeludo oleoso apesar do cabelo seco ou prática esportes e transpira na cabeça, uma dica é alternar como lavagens um dia com xampu e outro somente com água e condicionador, para desembaraçar e suavizar.
Para realçar o brilho prateado, o segredo é usar xampu neutralizador (ou matizador), que tem coloração violeta ou acinzentada. O produto vai eliminar o amarelado que pode tomar conta do cabelo branco pela exposição ao sol no dia a dia. “Mas cuidado com o exagero, que pode acabar deixando o cabelo roxo”, avisa Joana. “E, como esse tipo de xampu funciona como um antirresíduos, o uso além da medida vai resultar em cabelo poroso e mais ressecado”, completa. Limite o uso a uma lavagem por semana.
2. Proteja do sol
O sol envelhece o cabelo de modo geral e amarelo o branco. O uso correto de xampu neutralizador vai ajudar a minimizar esse tipo de dano. Também vale aplicar diariamente um filtro solar próprio para os fios, que pode ser em spray ou creme sem enxágue ou até modelador de gel, dependendo do styling do dia. Assim como o filtro solar para o rosto, o ideal é replicar o de cabelo sempre que para pegar sol – na saída para o almoço e no treino ao ar livre, por exemplo. Se a exposição for na praia ou na piscina, é importante reaplicar o filtro a cada duas horas ou toda vez que sair da água. O sal do mar e o cloro reagem com a radiação UV e podem deixar os fios manchados ou, pior, com aspecto esverdeado. Sempre que puder, adote proteção extra com proteção ou lenços, de preferência de tecido com tratamento UV.
3. Capriche na hidratação
A ausência do vento protetor somada à agressão externa de exagero, e sol deixa os brancos sem vida, ásperos e quebradiços e faz com que demandem hidratação extra. Máscaras de tratamento com manteiga de karité, pantenol e aloe vera, entre outros ativos, a hidratar intensamente. Aposte também em uma hidratação profunda semanal com ativos que devolvem proteínas e aminoácidos. Manteigas e óleos vegetais são boas pedidas para evitar a perda de umidade e blindar contra agressões externas. Use como pré-xampu (deixar agir de acordo com as instruções do fabricante) ou como finalizador.
4. Cuidado com o calor
Prefira dispensar secador e chapinha sempre que possível, se não quiser fragilizar ainda mais os fios brancos. Se não der para evitar, lembre-se sempre de aplicar um bom protetor térmico antes de calor dos aparelhos.