Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE:
Veja publicação original: Dove é acusada de racismo em campanha e se desculpa
A Dove se retratou após divulgar uma imagem que mostra uma mulher negra se “revelando” branca ao usar um sabonete da marca
Dove foi acusada de racismo ao divulgar imagens de uma campanha no Facebook. Nas fotos, a marca mostra uma mulher negra que tira sua camiseta e se “revela” branca ao usar um dos seus sabonetes.
Após a publiação, a marca foi alvo de críticas nas redes sociais por internautas do mundo todo, que a acusaram de racismo. O caso repercutiu na imprensa mundial em veículos como a “BBC”, “The New York Times” e “The Guardian”. A marca, então, retirou a campanha do ar e se retratou por meio do “Twitter”. “Em uma imagem postada recentemente no Facebook, erramos ao representar as mulheres de cor. Nos arrependemos profundamente com as ofensas causadas”, escreveram.
De acordo o “The New York Time”s, Marissa Solan, porta-voz da Dove, disse que a propaganda pretendia transmitir que o sabonete é para todas as mulheres e é uma celebração da diversidade, mas que eles entenderam errado e ofenderam muitas pessoas.”
OUTROS CASOS
Essa não é a primeira que a marca é acusada de racismo. Em 2011, a Dove foi alvo de críticas após divulgar uma campanha mostrando o antes e depois de usar um sobonete da marca, parecendo substituir mulheres em um gradiente de cor, em que a mais branca era o resultado final. Em 2015, mais uma polêmica: a marca lançou um creme iluminador indicado para “pele normal” a pele escura.