HOME

Home

Bruna Pereira lança o livro “Tramas e dramas de gênero e de cor: a violência doméstica contra mulheres negras”

Saiu no site CEERT

 

Com a celebração do Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha em 25 de julho, este mês é visto como uma oportunidade para debater e conferir maior visibilidade a questões que afetam as vidas do maior contingente populacional brasileiro, quando considerados gênero e raça: as mulheres negras

Identificar, nomear e reconhecer dinâmicas raciais presentes na violência doméstica praticada contra mulheres negras é um passo importante para garantir seus direitos e sua plena cidadania.

A violência doméstica é um dos temas que concentra a atenção dos estudos de gênero e as demandas de movimentos feministas e de mulheres, bem como das políticas públicas para mulheres. Ao mesmo tempo, o racismo é um dos pilares da sociabilidade brasileira. Mesmo assim, pouco se sabe sobre como a raça opera nos cenários violentos.

O livro é resultado de uma investigação que buscou identificar e compreender as dinâmicas articuladas simultaneamente em torno de gênero e raça, e que configuram situações de violência doméstica contra mulheres negras. Parte, para tanto, do entendimento de que identificar e nomear a violência doméstica contra as mulheres negras é um passo inicial e imprescindível para uma melhor compreensão da maneira como as assimetrias de poder operam em nossa sociedade, bem como para a construção de uma sociedade mais justa.

Autora:

Bruna Cristina Jaquetto Pereira é doutoranda em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB); coordenadora do Grupo de Estudos Mulheres Negras/UnB; Coordenadora de Atividades Formativas do Festival Latinidades.

Vendas:

No local: R$ 40,00 – em dinheiro, transferência para conta do Banco do Brasil ou Itaú.

Lançamento:

Salvador

Praça da Sé, nº1 (em frente ao Museu da Misericórdia)

Rio de Janeiro

  • 13 de julho, às 18h00 na Criola

Avenida Presidente Vargas, nº 482-203

Apresentação e mediação:

Thula Pires

Professora nos cursos de Graduação e Pós-graduação do Departamento de Direito da PUC-Rio e Coordenadora-Adjunta de Graduação no mesmo curso. Autora do livro “Criminalização do racismo: entre política de reconhecimento e meio de legitimação do controle social sobre os negros”.

Comentários:

Lúcia Xavier

Graduada em Serviço Social pela UFRJ, é uma das fundadoras e atual coordenadora da ONG Criola. Em 2014, recebeu a Medalha do Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, conferida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Apresentação artística:

Tulani Pereira

Mestra em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ. Possui vivência da arte das ruas, da cultura popular e das casas de santo. Atua como performer e professora de dança. Pesquisa, no campo artístico, a performance da Pombagira como encruzilhada de empoderamento, subversão aos sistemas de dominação e emancipação da mulher.

Discotecagem:

DJ Bieta

Artista multimídia, produtora cultural, dançarina, pesquisadora das culturas de matrizes afrobrasileiras e africanas, especialista por criar ambientes agradáveis nos quais a boa conversa, a convivência, a troca de ideias e experiências contam com a companhia de um som de boa qualidade sendo, ao mesmo tempo, um convite para quem tiver disposição para entregar-se aos diferentes ritmos de sons. Transitando pela África Diáspora desde as batidas de raiz da música negra de todo o mundo até as letras e rimas dos clássicos da MPB “Música Preta Brasileira”.?

 

 

Veja publicação original: Bruna Pereira lança o livro “Tramas e dramas de gênero e de cor: a violência doméstica contra mulheres negras”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME