Saiu na EXAME INVEST
Leia Publicação Original
Não é de hoje que as mulheres enfrentam dificuldades dentro do mercado de trabalho. Desigualdade salarial, falta de visibilidade, assédio e (a falta de) apoio durante a maternidade são apenas algumas das barreiras que insistem em fazer parte da carreira feminina.
E, se as perspectivas de atingir a paridade de gêneros já pareciam distantes antes de 2020, a crise gerada pela pandemia adicionou ainda mais anos a essa conta. De acordo com o último relatório anual sobre a disparidade de gênero do Fórum Econômico Mundial, serão necessários 136 anos para que a igualdade entre homens e mulheres seja alcançada.
O número assusta, mas também ajuda a entender a importância de investir em capacitação feminina e em políticas mais inclusivas para tentar mudar esse cenário.
Pensando nisso, separamos quatro cursos da EXAME Academy, braço educacional da Exame, que prometem ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. Veja abaixo:
Woman Empowerment Program (WEP)
Definido como o processo pelo qual as mulheres ganham poder e controle sobre as próprias vidas, o empoderamento feminino é o tema do Woman Empowerement Program, resultado de uma parceria entre a EXAME Academy e a Fin4She, plataforma de conexão para mulheres e marcas que visa promover a equidade de gênero no mercado.
Com carga horária de nove horas, o programa aposta no autoconhecimento como principal ferramenta para que as mulheres se engajem no desenvolvimento de suas carreiras e assumam a liderança de suas vidas. Inteligência emocional e comunicação construtiva são alguns dos temas abordados durante as aulas.
“Acredito que o empoderamento é uma jornada que começa em nós mesmas. A gente tem que investir e acreditar na gente primeiro, para depois pensar em quê a gente quer investir ou em quem se inspirar. Por isso, montamos um programa muito voltado para um olhar interno, para que as mulheres busquem se fortalecer e possam se assumir como protagonistas de suas próprias vidas”, explica Carolina Carolina Cavenaghi, cofundadora da Fin4She e uma das mentoras do WEP.