HOME

Home

Superliga de vôlei feminino da Espanha ganha 1ª jogadora trans

Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE: 

 

Veja publicação original: Superliga de vôlei feminino da Espanha ganha 1ª jogadora trans

.

Omaira Perdomo irá estrear no torneio em outubro. Ela diz sonhar em ser um exemplo para meninos e meninas

.

Assim como Tifanny Abreu, a primeira mulher transgênero a jogar em torneios de elite de vôlei feminino, a espanhola a Omaira Perdomo recebeu autorização da Federação local para participar da próxima temporada pelo time CV CCO 7 Palmas. A equipe foi uma das finalistas do último campeonato espanhol.

.

“É um sonho realizado”, comemorou ao jornal “Marca”. A jovem de 18 anos se tornou a primeira transexual a entrar para a liga de vôlei feminino na Espanha. “Encaro isso com naturalidade e tenho a consciência de que não posso perder a cabeça ou ficar irritada cada vez que alguém me olha”.

.

Omaira chegou a defender o CV CCO 7 Palmas na liga juvenil feminina na fase classificatória da Superliga em fevereiro.

.

Ao contrário de Tiffany, que passou pela transição na fase adulta, a espanhola começou a mudança quando era adolescente. “O processo foi feito pouco a pouco. Não sabia bem o que era a transexualidade, mas tinha bem claro do que eu gostava. Me sinto uma mulher dos pés à cabeça”.

.

Ela disse ter sofrido preconceito quando começou a jogar. “Não me deixavam nem treinar com as garotas. Queria pelo menos isso, mas me diziam que ou eu jogava com os meninos ou não poderia jogar”.

.

Atualmente, a jogadora é bem recebida na equipe em que joga, onde sonha em se tornar um exemplo para outros transexuais. “Sei que muitas pessoas são como eu, mas não há uma referência no esporte para ajudá-las. Lutei por mim e acho que minha história pode ajudar outras meninas e meninos”, afirmou.

.

Sua estreia na Superliga está marcada para o dia 13 de outubro. “Minhas companheiras já estão há muito tempo neste nível de jogo e preciso estar à altura delas em aspectos físicos e de jogo”.

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME