ab08c5b7-5e1a-48fe-bd44-45065a0f833a

Relacionamentos Abusivos e Violência Psicológica: “Ele só não me bate”

ENTREVISTA PROGRAMA PANORAMA TV CULTURA

 

Veja entrevista completa  no vídeo abaixo:

 

 

Quero aproveitar o gancho do programa de ontem na TV Cultura em que falei sobre Relacionamentos Abusivos e Violência Psicológica.
Role os fatos para saber mais sobre esse assunto. É muito importante. “‘Ele só não me bate”….
Ultimamente tenho recebido muitos pedidos de ajuda, de orientação, desabafos de mulheres e meninas que estão se enxergando nessa situação e não conseguem reagir. Ou, se reagem, não conseguem se livrar do cara, que persegue, ameaça, humilha publicamente. Ou por vergonha, medo, dependência econômica e emocional. Ou ainda, se denunciam, não tem a proteção do Estado, por falta de provas.

É uma violência camuflada por alegações do tipo: “preciso cuidar de você, morro de ciùmes,você é só minha, eu quero você mais perto de mim, é excesso de amor”. Mas, na verdade, é a mais clara necessidade do exercício de poder e controle que os homens exercem sobre as mulheres e nos impede de ser quem queremos e podemos ser.

TODAS nós estamos sujeitas. Reaja, imponha seus limites, busque apoio da família, dos amigos, dos profissionais e do sistema de Justiça. Senão isso pode acabar com você e sua autoestima. Fiz um breve questionário, com minha experiência como profissional e como mulher, para você ver se está vivendo essa situação. “Mas ele só não me bate”. Sim, ele só não te bate, mas :

 

1. Ele controla seus horários, suas roupas, sua maquiagem, suas amizades offline e online e isso faz você se sentir privada de sua liberdade?

 

2. Ele te xinga com frequência, te desqualifica intelectualmente, critica tudo o que você faz? Fala que você não precisa estudar porque já está velha ou ele que vai “sustentar” o casal, que você não vai conseguir emprego porque é burra, que seu trabalho é uma porcaria porque você ganha pouco, que ninguém te suporta e que você nunca vai conseguir uma pessoa melhor que ele?

 

3. Ele faz você se sentir culpada, pois intercala momentos de fúria, de ciúmes, gritos, humilhações e críticas, com declarações de amor, com um comportamento social maravilhoso e é muito querido por todos? Você sente que está exagerando e que deve insistir? Acha que ele vai mudar e se sente responsável por essa mudança, deixando de fazer as coisas que te faz feliz?

 

4. Ele fala mal da sua família, dos seus amigos, seus programas?Fala que você não cuida da casa, é péssima mãe, péssima namorada/esposa/companheira? Que você não serve pra ele e que ele precisa arrumar outra, ameaçando romper o relacionamento quase que diariamente?

 

5. Ele vive de cara feia, te dando patada, ou te tornando invisível dentro da sua própria casa, ou no carro, no restaurante ou na balada, ou onde quer que vocês estejam?

 

6. Ele vive vendo fotos de mulheres de corpos maravilhosos e sensuais na sua frente e te comparando, fazendo você se sentir horrível?

 

7. Ele controla seu dinheiro, reclama das coisas que você compra e fala que você não sabe administrar finanças?

 

Consequências: Por causa dessas condutas você se sente enfraquecida, deprimida, com pânico, fobia, insônia ou sonolência constante, distúrbios alimentares, vive angustiada, desanimada, com problema de saúde (dor de cabeça, dor corpo, dor de estômago, falta de ar, palpitação) e incapaz de gerir a própria vida?

Se você respondeu a pelo menos um dos itens e se identificou com pelo menos uma das consequências, você pode estar em um relacionamento abusivo e/ou violência psicológica, que pode se transformar em algo muito mais grave.

Você provavelmente não tem marcas no corpo, mas tem na alma, no coração. E não há maquiagem, roupas, sapatos ou o melhor emprego do mundo que apaguem essas cicatrizes. Só você pode evitar isso.

Sei que é difícil, mas não é impossível.

 

Nenhuma mulher merece violência. Nem VOCÊ. Se fortaleça. Tem saída.

ac8a39d6-e0fc-4386-8bbf-3daccfd57122

 

1b0f34c3-b919-4e7f-98de-2427a7b01f96

 

1b0f34c3-b919-4e7f-98de-2427a7b01f96 40d8973f-2f95-48a4-b877-26ef8c6cdaba

Compartilhe nas suas redes sociais!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.