HOME

Home

Pesquisa revela melhor estratégia para superar término do relacionamento

Saiu no site UNIVERSA:

 

Veja publicação original: Pesquisa revela melhor estratégia para superar término do relacionamento

.

Todo mundo tem um conselho na hora de fazer alguém superar o fim de um namoro ou casamento, mas comprovação científica que é bom, nada. Um estudo publicado no Journal of Experimental Psychology: General, no entanto, esclarece quais técnicas podem ajudar a colar os pedacinhos de um coração partido.

.

Ao todo, foram analisadas 24 pessoas, entre 24 e 37 anos, que estiveram em relacionamentos de uma média de 2,5 anos, e que levaram um fora ou deram o ponto final e ainda sentem algo pelo ex.

.

.

Odiar, aceitar ou esquecer?

.

Três estratégias de “cura” foram experimentadas. Na primeira, um pedaço do grupo deveria se lembrar das coisas ruins do amor passado, como hábitos chatos. Na segunda, os pesquisados deveriam ler e acreditar em frases de aceitação do fim, como “tudo bem amar uma pessoa com a qual eu não estou mais”. Na terceira, as pessoas deveriam pensar em coisas legais e nada relacionadas ao ex, como uma comida favorita, para distrair.

.

Depois, os pesquisadores mostraram fotos dos ex para os pesquisados e testaram a intensidade de emoção causada por isso – como quando surge aquela imagem no feed das redes sociais. Os grupos também passaram por um questionário para medir o quanto eles estavam apaixonados pelo ex.

.

.

Bom mesmo é…

.

Segundo o estudo, a primeira estratégia foi a única que causou diminuição do sentimento de amor. Por outro lado, pensar no que o ex tinha de ruim deixou a maioria mais triste e estressada.

.

A distração melhorou o bem-estar dos pesquisados, mas não fez muita diferença na superação do fim. Já a aceitação não teve nenhum efeito relevante para as pessoas se sentirem melhor ou esquecerem o ex.

.

Triste, mas ficar pronto para outra parece ainda ser a melhor opção. E, como diz a maioria dos conselhos sem base científica, o tempo cura tudo.

 

 

 

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME