HOME

Home

Parlamentares japoneses são criticados após declarações sobre mulheres

Saiu no site UNIVERSA:

 

Veja publicação original: Parlamentares japoneses são criticados após declarações sobre mulheres

.

O governo japonês recebia críticas de todos os lados nesta terça-feira, depois que os parlamentares do partido no poder afirmaram que as mulheres devem ficar em casa com as crianças ou que as jovens casadas devem ter pelo menos três filhos.

.

Koichi Hagiuda, membro do Partido Liberal Democrata (PLD, direita), que governa o país, provocou uma tempestade no domingo ao afirmar que as crianças preferem ser criadas pela mãe, ao invés do pai.

.

“As crianças precisam de um entorno no qual possam ficar com a mãe (…) se você perguntar a uma criança de menos de três anos qual dos pais prefere, a resposta na maioria dos casos é mamãe, embora não existam estatísticas que provem isto”, declarou Hagiuda, de 54 anos.

.

Outro parlamentar do mesmo partido, Kanji Kato, havia declarado há alguns dias que as jovens devem ter pelo menos três filhos, pelo bem da nação.

.

As declarações contradizem o projeto do governo do primeiro-ministro Shinzo Abe de auxiliar as mulheres a trabalhar e de estimular os pais a participar mais ativamente na educação dos filhos.

.

As afirmações foram consideradas “intoleráveis” por Yukio Edano, líder do Partido Democrata Constitucional (centro-esquerda).

.

“Há muitas pessoas que não podem dar à luz a crianças apesar de desejarem e há muitas famílias de pais solteiros”, disse Edano. “Eles não notam estes fatos?”, completou.

.

De acordo com uma pesquisa de 2016 do governo, 40% dos japoneses afirmam concordar com a ideia de que “as mulheres devem cuidar da casa enquanto os homens trabalham fora”.

 

 

 

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME