HOME

Home

MPSP- março/2013 – MP lança projeto de combate à violência contra a mulher para jovens do Taboão da Serra

MP lança projeto de combate à violência contra a mulher para jovens do Taboão da Serra

O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID) – Núcleo Taboão da Serra, lançou na última sexta-feira (8) o Projeto Educa-Ação, que visa conscientizar os jovens estudantes das escolas estaduais da cidade sobre o combate à violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha. O lançamento se deu durante a abertura oficial da Campanha da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (COPEVID) 2013, do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG), no Dia Internacional da Mulher.

A Promotora Gabriela Manssur durante seu discurso para o público presente e autoridades

 

“Serão ministradas palestras nas escolas direcionadas aos alunos de 13 a 15 anos, do 9o e 1o ano do ensino médio, com o objetivo de prevenir a violência nos relacionamentos amorosos entre adolescentes e criar a cultura, desde cedo, de que violência contra a mulher é crime”, afirmou a Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo, Maria Gabriela Prado Manssur, no lançamento.

A Promotora também chamou a atenção das autoridades e do público presente para os índices de violência doméstica, do levantamento feito pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) em 2012, com base nos atendimentos da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. “Em mais de 70% dos casos da violência doméstica contra a mulher, o agressor é o companheiro ou cônjuge da vítima. Acrescentando os demais vínculos afetivos, como ex-marido, namorado e ex-namorado, esse dado sobe para quase 90% dos casos de violência contra a mulher. Mais de 50% dos relatos referem-se ao risco de morte”, afirma.

Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento realizado no CEMUR – Taboão da Serra (SP)

Durante a solenidade, a Promotora Gabriela Manssur vestiu a camisa do projeto “Mulher de Verdade Não Aceita Violência” incentivando as mulheres a denunciarem os agressores. “Mais da metade das mulheres vítimas de violência não pede ajuda, por medo, vergonha, dependência financeira, dependência emocional, ou por não querer ‘estragar a família’ e, na esperança de que ele mude de comportamento, acabam dando mais uma chance ao agressor,”, aponta.

De acordo com a Promotora, a situação de violência leva a mulher a um caminho circular repetido, conhecido como o ciclo da violência, sem encontrar soluções. “Por isso, a mulher tem que denunciar, buscar ajuda e ter apoio para viver uma vida livre de violência, dirigindo-se à Delegacia de Polícia mais próxima, fazendo contato por meio do Ligue 180, ou procurando o GEVID”.

O GEVID foi criado pelo Ministério Público para assegurar às mulheres vítimas de violência o exercício pleno de seus direitos fundamentais, adotando políticas de repressão, proteção e prevenção junto aos agressores, às vítimas e à sociedade. No Taboão da Serra, a coordenação fica a cargo da Promotora de Justiça Maria Gabriela Prado Manssur. Na Capital, o Grupo integrado pelas Promotoras de Justiça Valéria Diez

Scarance Fernandes (Coordenadora), Silvia Chakian de Toledo Santos e Claudia Cecília Fedeli realizou, na quinta (7) e sexta-feira (8), a campanha “Pelo Fim da Violência contra a Mulher”, na qual é feita a distribuição de exemplares da cartilha “Mulher, Vire a Página” e a “Exposição 16 Penhas”, de obras que relembram histórias de mulheres assassinadas pelos seus maridos.

Ao todo, o GEVID já capacitou cerca de 150 Promotores de Justiça e 60 técnicos, entre assistentes sociais e psicólogos da Rede de Atendimento às Mulheres, para atuação no enfrentamento desse tipo de violência em todo o Estado de São Paulo.

A Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher 2013 traz a mensagem de informação e incentivo à denúncia de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. A cantora Alcione é a estrela do vídeo produzido pela Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (COPEVID).

Estiveram presentes ao evento o Prefeito do Taboão da Serra, Fernando Fernandes Filho, o Secretário Municipal da Educação, João Medeiros de Sá Filho, a Secretária Municipal da Saúde, Raquel Zaicaner, a Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva, o Secretário Municipal da Cultura, Ali Sati, o Secretário Municipal de Esportes, Fábio Fernandes; o Secretário Municipal de Comunicação, Daniel Sá Borges; representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Tatiana Candeo; representando a Deputada Analice Fernandes, Acácia Fernandes; a Dirigente Regional da Diretoria de Ensino de Taboão da Serra, Maria das Mercês Martins

A Promotora presenteia participante com a camiseta do Projeto “Mulher de Verdade Não Aceita Violência”

Bighetti; os Vereadores Joyce Silva, Érica da Enfermagem, Marcos Paulo, Cido, André Egydio, Eduardo Paz e Vida, Carlinhos do Leme, Roberto Onishi e o Presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega; a Delegada da Mulher, Claudia Brandão; a Delegada Corregedora, Lívia Roberta Saporito; o Ouvidor do Município, João Mello; e, representando a OAB do Taboão da Serra, Severina Reis.

 

Para ter acesso à matéria clique aqui

Matéria reproduzida do site: www.mpsp.mp.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME