IMG_5109

Movimento pela Mulher na Cidade Tiradentes – novembro 2015

A ideia de unir a corrida à causa social da luta pelos direitos da mulher surgiu quando estava em uma viagem ao Estados Unidos participando da meia-maratona de Nova Iorque, em março de 2013, e vi que ela era tendência esse tipo de evento em vários Estados norte-americanos. Pesquisei e vi que era tendência também na França, Itália e Espanha.

Não consegui parar de pensar nisso desde então. De um lado o trabalho que tanto amo, de outro lado a minha válvula de escape, a minha paixão, o meu hobby. E porque não unir os dois? Por que não incentivar as mulheres a praticarem esporte? A corrida me faz tão bem, me ajuda a encarar o dia-a-dia e toda a violência que indiretamente acabo sofrendo por me deparar todos os dias com tantos casos de violência contra a mulher. Como compartilhar esse estilo de vida?

Aos poucos fui tentando operacionalizar essa combinação e em 2013 realizamos na Cidade Universitária a primeira corrida “Mulher de verdade não aceita violência”. De lá para cá realizamos mais alguns eventos e em março de 2015 reunimos mais de 2500 pessoas correndo lado a lado no Parque do Ibirapuera pelo fim da violência contra a mulher. Surgiu o Movimento pela Mulher.

A promotora de Justiça Fabiola Sucasas, minha amiga e grande profisisonal, também corredora e que sempre esteve presente desde o primeiro treino, resolveu levar o Movimento para a Cidade Tiradentes, onde atua no Grupo de Enfrentamento da Violência contra a Mulher do MP é idealizadora do projeto “Prevenção da Violência Doméstica com a Estratégia de Saúde da Família” Saúde, que possibilita a capacitação dos agentes comunitários de saúde no combate à violência contra a mulher. E não é que deu certo?

Não poderia ser diferente. Fiquei impressionada com a articulação e envolvimento de toda a rede protetiva dos direitos da mulheres e da saúde da Cidade Tiradentes , bem como da sub-prefeitura e da própria equipe da Dra. Fabiola.

Compareceram mais de 500 pessoas, tivemos camiseta, hidratação, kit, DJ, show, teatro e finalizamos com a participação do campeão mundial de skate Sandro Dias e sua equipe, dando um show na pista não só da prática do esporte, mas também de simpatia e humildade. Todos aderiram à campanha Eles por Elas, da ONU Mulheres, chamando os homens a abraçarem a causa.

Para fechar com chave de ouro, contamos com a presença do skatista e também promotor de justiça Enilson Komono, que desenvolve o projeto Wise Madness, um trabalho social pioneiro com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e a prática do skate.

Parabéns a Fabiola Sucasas, a toda a rede da Cidade Tiradentes, aos Skatistas Sandro Dias e sua equipe e ao colega Enilson Komono.

Investir e acreditar no esporte como meio de integração social, promoção da saúde de qualidade de vida é sinônimo de desenvolvimento e felicidade.

Que venham mais eventos como esse. Foi muito mais que uma corrida, foi uma grande festa.

IMG_4490

 

 

IMG_4502

 

IMG_4586

 

IMG_4622

 

IMG_4653

 

IMG_4664

 

IMG_4671

 

IMG_4679

 

IMG_4688

 

IMG_4741

 

 

IMG_4748

 

IMG_4768

IMG_4837

 

IMG_4853

 

 

IMG_4869

 

IMG_4880

 

IMG_4920

 

IMG_5015

 

IMG_5033

 

IMG_5039

 

IMG_5045

 

IMG_5049

 

IMG_5067

 

IMG_5075

 

IMG_5083

 

IMG_5098

 

IMG_5109

 

 

Compartilhe nas suas redes sociais!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.