HOME

Home

Mostra Internacional de São Paulo destaca o trabalho de mulheres

Saiu no site MARIE CLAIRE:    

 

Veja publicação original:  Mostra Internacional de São Paulo destaca o trabalho de mulheres

 

 

Em sua 41ª edição, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo apresenta 394 filmes, entre os quais, 98 são dirigidos por mulheres. Entre as diretora estão a belga Agnès Varda, tema de uma retrospectiva, e a argentina Lucrecia Martel

 

 
As mulheres são destaque na 41 edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa nesta quinta (19) e segue até 1 de novembro, exibindo 394 filmes em 30 endereços, entre cinemas, espaços ao ar livre, centros culturais e museus espalhados pela cidade. Desse total, pela primeira vez 98 são dirigidos por mulheres, que são também tema de homenagens, a exemplo da belga Agnès Varda, cuja obra será mostrada em retrospectiva.

 
Entre os destaques do evento, está ainda o documentário Human Flow, que abriu a sessão para convidados na quarta (18), no Auditório Ibirapuera. Dirigido pelo artista chinês Ai Weiwei, responsável pelo desenho que ilustra o cartaz da Mostra, o filme retrata a mais grave crise de refugiados desde a Segura Guerra, acompanhando imigrantes que deixaram países como Síria, Iraque, Afeganistão e Sudão do Sul rumo à Europa.

 

 

O programa do evento tem ainda 64 filmes nacionais, entre eles, produções premiadas como Gabriel e a Montanhade Fellipe Barbosa, vencedor do prêmio Semana da Crítica no Festival de Cannes; e As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra, agraciado com o Prêmio Júri Especial de Locarno.

 

A seguir, confira três destaques femininos:

 

Faces Places Duas gerações de supertalentos se encontram neste documentário: a cineasta belga Agnès Varda, de 89 anos, e o fotógrafo francês JR, de 34. Famoso por transformar retratos em lambe-lambes gigantes, que são colados em muros e paredes mundo afora, JR e Varda (diretora de Cléo das 5 às 7) viajam de caminhonete pela França em busca de pessoas que terão suas histórias contadas em imagens.

 

.

Faces Places (Foto: Divulgação)

Satan Said Dance O longa da diretora polonesa Kasia Roslaniec estreou no festival SXSW deste ano, definido pela crítica do evento como “um filme de Instagram em tempos de selfie”. O trabalho é um caleidoscópio de momentos da vida de Karolina (Magdalena Berus), escritora de 27 anos escandalosa e obcecada por festas, sexo e drogas, que se envolve em relacionamentos complexos e tem um comportamento autodestrutivo.

Satan Said Dance (Foto: Divulgação)

Radiance O delicado filme da japonesa Naomi Kawase (Sabor da Vida) retrata a história de amor de Misako (Ayame Misake), jovem redatora responsável por audiodescrições de filmes para deficientes visuais, e Nakamori (Masatoshi Nagase), amargurado fotógrafo de meia-idade que está perdendo a visão. Numa metáfora à magia do cinema, é por meio da relação com a luz e as imagens que os dois reviverão lembranças e superarão aflições. Atenção à trilha sonora, assinada pelo talentoso trompetista franco-libanês Ibrahim Maalouf.Radiance (Foto: Divulgação)

 

 
MOSTRA SP O evento vai de 19/10 a 1º/11 e traz uma boa seleção de diretoras de diferentes gerações.
Confira a programação completa com datas e horário no site da Mostra

 

 

 

 

 

 

….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME