HOME

Home

Melania Trump faz rara homenagem a ativistas feministas: “O momento de empoderar mulheres ao redor do mundo é agora”

SAIU NO SITE MARIE CLAIRE:

O discurso da primeira-dama dos EUA, Melania Trump, foi recebido com bastante surpresa durante o Prêmio Mulheres de Coragem do Departamento de Estado

Em um de seus discursos mais emblemáticos, ainda durante a corrida presidencial norte-americana, Melania Trump foi acusada de plagiar sua antecessora Michelle Obama. Na época, a ex-modelo elovena usou as mesmas palavras da ex-primeira-dama para falar sobre a criação que recebeu de seus pais, com quem aprendeu a “tratar as pessoas com respeito”. Desde então, suas falas passaram a ser mornas e sem grande impacto. Até esta quarta (29.03), quando surpreendentemente Melania homenageou ativistas feministas durante o Prêmio Mulheres de Coragem do Departamento de Estado.

Diante de uma sala cheia, a mulher de Donald Trump pediu que a sociedade se junte no enfrentamento à violência contra as mulheres e na defesa do empoderamento e diversidade feminina. A premiação destacou 13 mulheres do mundo todo que estão agindo neste sentido. Ironicamente, algumas das vencedoras vieram do Iêmen, Iraque e Síria, países que foram incluídos da ordem executiva assinada por Trump – posteriormente suspensa pelo tribunal federal -, que proibia temporariamente a entrada de refugiados e viajantes de países majoritariamente muçulmanos.

“Juntos, devemos declarar que a era de permitir a brutalidade contra as mulheres e crianças acabou e, ao mesmo tempo, afirmar que momento de empoderar mulheres ao redor do mundo é agora. Onde quer que as mulheres sejam diminuídas, o mundo inteiro é diminuído com elas. No entanto, onde quer que as mulheres são capacitadas, cidades, aldeias, escolas e economias também são. Juntos somos mais fortes”, disse. “Como líderes mundiais, devemos continuar trabalhando em prol do empoderamento e do respeito a todas as origens e etnias, lembrando sempre que somos membros de uma mesma raça: a raça humana. Cada um de nós é excepcionalmente dotado.”

A primeira-dama disse ainda que é dever dos Estados Unidos e dos cidadãos de todo o mundo lutar e se posicionar contra a injustiça. “As homenageadas de hoje estão na linha de frente, são verdadeiras heroínas. Aos jovens aqui presentes, peço que se inspirem nestes exemplos dados por elas e lembrem-se de que todos são capazes de tais grandezas. Cabe agora a cada um de vocês permanecer vigilante contra a injustiça que se dá em suas múltiplas formas.”

Rapidamente, a fala surpreendeu aos presentes, tendo em vista o tratamento absurdo que Donald Trump direciona às mulheres como um todo e às minorias desde o anúncio de sua candidatura. Já em seus primeiros dias na Casa Branca, ele cortou toda a verba federal direcionada a ONGs internacionais que prestam ajuda sobre aborto seguro e planejamento familiar.

 

 

PUBLICAÇÃO ORIGINAL: Melania Trump faz rara homenagem a ativistas feministas: “O momento de empoderar mulheres ao redor do mundo é agora”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME