HOME

Home

Em Santarém, mulheres são maioria no concurso para admissão à Escola Naval

Saiu no site G1: 

 

Veja publicação original: Em Santarém, mulheres são maioria no concurso para admissão à Escola Naval

.

Por Sílvia Vieira

.

Provas serão aplicadas neste sábado (15) e no domingo (16) na Capitania Fluvial.

.

Em Santarém, oeste do Pará, 25 jovens se candidataram ao concurso de admissão aos cursos de gradução da Escola Naval da Marinha do Brasil, cujas provas estão sendo aplicadas neste sábado (15) e domingo (16), na Capitania Fluvial. Do total de inscritos, 15 são mulheres, porém, apenas 11 compareceram no primeiro dia de provas. Do total de 10 homens inscritos, houve apenas um faltoso.

.

“Hoje, os jovens de Santarém e região não precisam mais se deslocar para outras cidades para participar de qualquer processo seletivo da Marinha do Brasil. As provas são aplicadas na Capitania Fluvial de Santarém. Temos percebido o aumento na procura pelos processos seletivos, principalmente por parte das mulheres, o que nos deixa muito feliz”, declarou o capitão de fragata Robson Ferreira.

.

O concurso em andamento destina-se ao preenchimento de 31 vagas, sendo: 19, exclusivas para o sexo masculino, e 12 específicas para candidatas do sexo feminino.

.

.

Candidatas chegando na Capitania Fluvial de Santarém para o concurso de acesso à Escola Naval  — Foto: CFS/DivulgaçãoCandidatas chegando na Capitania Fluvial de Santarém para o concurso de acesso à Escola Naval — Foto: CFS/Divulgação

.

Neste sábado será aplicada uma prova objetiva das disciplinas de Matemática e Física, que terá duração de 5 horas e será constituída de 40 questões, sendo 20 de Matemática e 20 de Física.

.

No segundo dia serão aplicadas uma prova objetiva das disciplinas de Português e Inglês e uma Redação, com duração total de 5 horas. A prova objetiva será constituída de 40 questões, sendo 20 de Português e 20 de Inglês.

.

.

.

Sobre os cursos

.

Os cursos ministrados na Escola Naval (EN), são destinados à formação de oficiais para o Corpo da Armada (CA), o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e o Corpo de Intendentes de Marinha (CIM). São realizados de modo diversificado, proporcionando habilitações de interesse militar-naval, dentro da área de Ciências Navais, tendo seu ensino estruturado em um ciclo escolar e um ciclo pós-escolar.

.

O ciclo escolar, realizado pelo aluno na graduação de Aspirante, terá a duração de 4 anos letivos, para todos os cursos, sob regime de internato.

.

Os aspirantes que concluírem com aproveitamento o Ciclo Escolar serão declarados Guardas-Marinha (GM) e matriculados no Ciclo Pós-Escolar (CPE).

.

Mais informações sobre esse e outros processos seletivos é só acessar o site da Marinha do Brasil.

.

.

.

Oficial-general

.

Apenas uma mulher conseguiu ascender ao nível de oficial-general – o mais alto na hierarquia das Forças Armadas Brasileiras – ao longo de toda a História.

.

Dalva Maria Carvalho Mendes, contra-almirante da Marinha desde 2012, é a primeira e única mulher a virar oficial-general. Ela ocupa um dos 433 cargos que exigem do militar esse nível profissional. A Aeronáutica e o Exército do Brasil nunca tiveram mulheres entre seus oficiais-generais.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME