sem título

Delegacia da Mulher prende oito agressores em 1 mês de plantão 24h no fim de semana em Santarém

Saiu no site G1:

 

Veja publicação original: Delegacia da Mulher prende oito agressores em 1 mês de plantão 24h no fim de semana em Santarém

.

Por Adonias Silva

.

O balanço inclui ainda inquéritos abertos por meio de portarias e concessão de medidas protetivas. Plantão na Deam começou no dia 14 de abril deste ano.

.

O funcionamento do plantão 24h no fim de semana na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Santarém, oeste do Pará, completou um mês.

.

Segundo a delegada Andreza Alves, no primeiro mês, foram oito prisões em flagrante por agressão. Em todos os casos, a violência aconteceu após uso excessivo de álcool ou drogas pelo agressor.

.

O balanço também inclui inquéritos abertos por meio de portarias – quando a vítima procura a delegacia, faz a denúncia, mas o agressor não foi preso naquele momento.

.

Ainda no mesmo período, a Deam também concedeu medidas protetivas para mulheres – que é o afastamento do agressor do lar ou local de convivência com a vítima.

.

Na entrevista ao Bom Dia Santarém, a delegada Andreza Alves comemorou os avanços na área da segurança pública em Santarém, em especial para as mulheres.

.

“Para nós foi um grande avanço, uma conquista muito grande. Era um desejo não só da população, na verdade era uma necessidade e para nós também era uma necessidade”.

.

Alves lembrou que o número de servidores era insuficiente para atender todos casos de violência contra a mulher, que segundo ela, continuam em alta no fim de semana.

.

“Nós sabemos que no final de semana, os crimes relacionados a violência contra a mulher, a violência doméstica mais precisamente, acontecem com mais frequência”.

.

O consumo de bebida alcoólica é considerado pela delegada Andreza Alves um fator de risco nos casos de violência que envolve a relação interpessoal.

.

O plantão no fim de semana na Deam começou a funcionar no dia 14 de abril deste ano, com a lotação de três novas delegadas de Polícia Civil.

.

As novas delegadas atuam ainda na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DCPA). Cada delegada possui uma escrivã, que também passaram a integrar o quadro.

.

.

Eficiência no atendimento

.

Andreza Alves destacou a eficiência nos procedimentos, como solicitação de medidas por exemplo. “É um atendimento especializado. Tem uma forma de atender diferenciada”, disse.

.

O atendimento na Delegacia de Mulher na semana ocorre de 8h às 18h. No fim de semana, a delegacia abre sábado, às 8h e funciona 24h, até o plantão de segunda-feira.

.

.

Como denunciar?

.

Para fazer uma denúncia, a vítima basta procurar a delegacia, que fica na avenida Sérgio Henn, próximo ao estádio ou em caso de urgência, acionar o Niop pelo número 190.

.

.

.

.

.

Compartilhe nas suas redes sociais!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.