cantoras-feministas-920x520

Cantoras feministas

Saiu no site MÍDIAS NEWS:

 

Veja publicação original: Cantoras feministas

.

Por Michelle Leite de Barros

.

Sejamos únicas, sejamos singulares, sejamos o que quisermos ser

.

Constantemente ouvimos falar de nomes como o de Joana d’Arc, Dandara, Marie Curie, Pagu, Virginia Woolf, Simone de Beauvoir e Frida Kahlo associados ao feminismo, mas o que muitos não sabem é que existem mulheres maravilhosas na música que também são envolvidas na causa.

.

 

A música, que é o meio mais alegre de levar informação às pessoas, conta com personalidades incríveis lutando pelos nossos direitos através do palco e das brilhantes vozes.

.

 

O grupo Destiny’s Child cantou em sua música “Independent Women” (Mulheres Independentes) o seguinte trecho: “O calçado nos meus pés, eu comprei/As roupas que eu estou vestindo, eu comprei/Os diamantes que eu estou balançando, eu comprei/Porque eu dependo de mim”.

.

E quantos namorados/maridos por aí não conhecemos que não deixam as mulheres terem amigos? Aposto que você conhece alguém

.

Essa é apenas uma das músicas empoderadas do grupo, tal como “Survivor” (Sobrevivente). Beyoncé, que era uma de suas integrantes, declara-se feminista, assim retratando em sua música “Flawless” (Perfeita) trechos do discurso “Nós deveríamos todos ser feministas”, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

.

 

Se Beyoncé ainda não te convenceu de que todas deveríamos ser feministas, então Rihanna irá. Esta que apanhou de seu ex-namorado Chris Brown, onde o mesmo a mordeu, a sufocou e a agrediu com vários socos no olho, disse que “O que os homens não compreendem quando batem em uma mulher é que o rosto, o braço quebrado, o olho roxo vão se curar. Esse não é o problema. O problema é a ferida por dentro”.

.

 

Em uma entrevista, determinada repórter pergunta a Rihanna: “O que você procura em um homem?”, e a cantora mais que rapidamente responde: “Eu não estou procurando por um homem, vamos começar por aí”.

.

 

Alguém poderia ter “dormido sem essa”, não é mesmo? Porque devemos sempre estar procurando por um homem? Somos autossuficientes e donas de nós. Ninguém nos fará mais feliz do que nós mesmas.

.

 

Até quem não viveu nessa época, conhece a música “Wannabe” (Quer ser), das Spice Girls. Em um dos trechos, podemos tirar essa lição: “Se você quer ser meu namorado, tem que estar com meus amigos”.

.

 

E quantos namorados/maridos por aí não conhecemos que não deixam as mulheres terem amigos? Aposto que você conhece alguém, porque eu conheço. Essa música é dos anos 90, mas podemos perceber quão atual esse trecho é.

.

 

Ainda temos nomes como Adele, Selena Gomez, Demi Lovato, Ariana Grande, Taylor Swift, Nicki Minaj, entre outras mulheres maravilhosas que usam de suas poderosas vozes para tratar do tema feminismo, porém, para finalizar, quero falar da nossa brasileira Pitty.

.

 

Nossa roqueira disse à revista Rolling Stone: “O feminismo não é só bom para as mulheres, para os homens também, para a sociedade, pois se trata de igualdade, não de supremacia”.

.

 

Pitty, que muito faz uso da rede social Twitter para apoiar a causa, canta em sua música “Descontruindo Amélia”: “E eis que de repente ela resolve então mudar/Vira a mesa/Assume o jogo/Faz questão de se cuidar/Nem serva, nem objeto/Já não quer ser o outro/Hoje ela é um também”.

.

 

Assim, sejamos únicas, sejamos singulares, sejamos o que quisermos ser, mas sejamos nós. Porque, ser mulher é o que fazemos de melhor.

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

Compartilhe nas suas redes sociais!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.