Notícias

Canais do governo já receberam 4.875 denúncias de violação de direitos humanos relacionadas à pandemia

8 de abril de 2020

Tempo de leitura:2min

Saiu no site JORNAL OPÇĀO

Veja publicação no site original:   Canais do governo já receberam 4.875 denúncias de violação de direitos humanos relacionadas à pandemia

 

Denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100, Ligue 180, sites do governo e aplicativo Direitos Humanos BR, para IOS e Android

 

Até a última segunda-feira, 6, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos já recebeu 4.875 denúncias relacionadas à pandemia do novo coronavírus. O canais do governo federal são o Disque 100 e Ligue 180.

Os indicadores apontam que 4.550 denúncias são relacionadas à exposição de risco à saúde, 475 por maus tratos e 431 são relacionadas à insubsistência material e 146 por agressão/vias de fato. A ouvidoria informou que as principais vítimas são pessoas socialmente vulneráveis, pessoas com restrição de liberdade, idosos, mulheres e crianças. São Paulo foi o estado que mais registrou denúncias, seguido de Rio de Janeiro e Minas Gerais.

As denúncias da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) são encaminhadas para órgãos de proteção, tais como Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselhos de Direitos, Órgãos de Acolhimento e Conselhos Tutelares. Além disso, também são enviadas para órgãos específicos como administração penitenciária, delegacias de polícia, Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

Além dos telefones, as vítimas ou testemunhas de violação de Direitos Humanos podem denunciar por meio dos sites ouvidoria.mdh.gov.br, disque100.mdh.gov.br e ligue180.mdh.gov.br. Também está disponível em Android e IOS o aplicativo Direitos Humanos BR, capaz de receber denúncias, solicitações e informações relacionadas ao órgão.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *