HOME

Home

Aumento salarial após o MBA é maior para homens

Saiu no site VALOR

 

Veja publicação original:   Aumento salarial após o MBA é maior para homens

.

Por Jonathan Moules

.

Para mulheres que querem avançar na carreira, fazer um MBA vai ajudar. Mas essa ajuda é muito maior no caso dos homens do que no delas.

.

Um estudo global sobre salário realizado com 900 profissionais que se formaram em escolas de negócios descobriu que a diferença salarial entre os gêneros aumentou de 3% antes do programa de MBA para 28% cinco anos após a formatura.

.

O aumento salarial entre formados em MBAs foi substancial independentemente do gênero, de acordo com dados coletados pela Fundação Forté, que defende mais igualdade de gênero nos cursos.

.

Entre as mulheres que participaram do estudo, a remuneração aumentou, em média, 63% cinco anos após o término do curso, chegando a US$ 152.806 anuais. Para seus colegas homens, no entanto, o aumentou foi de em média 76% no mesmo período, chegando a US$ 211.800.

.

Os homens também comandavam equipes maiores do que as mulheres cinco anos após o MBA, com em média 3,3 subordinados diretos, enquanto as mulheres tinham 1,8.

.

Entre profissionais de grupos minoritários, fazer um MBA se mostrou um negócio melhor. A diferença salarial entre alunos brancos e alunos negros, hispânicos ou latino-americanos diminuiu após o MBA, de 24% para 12%.

.

Reduzir a diferença salarial entre gêneros requer uma mudança nas percepções entre estudantes e empregadores, diz Michelle Wieser, reitora da escola de negócios da Universidade de St. Catherine, em Minnesota, nos EUA. Ela liderou o projeto do estudo.

.

“Precisamos que coaches e orientadores de carreira cumpram um papel para ajudar mulheres a se preparar melhor para negociar salários”, diz ela. “Homens tradicionalmente são melhores nisso.”

.

A apatia gerada entre aqueles que ganham menos é uma questão importante, diz Wieser. Quatro em cada dez respondentes do estudo da Fundação Forté disseram que já foram vítimas de discriminação salarial. Muitos acabaram deixando a empresa.

.

As diferenças salariais foram parcialmente um reflexo dos setores onde os profissionais foram trabalhar, segundo a pesquisa. Por exemplo, mais mulheres do que homens trabalha com finanças, mas homens ganham em média 60% do que mulheres na área.

.

Empregos de tecnologia têm uma das menores diferenças salariais, mas bem menos mulheres trabalham na área do que homens.

.

Os cargos que têm o maior equilíbrio no salário foram aqueles onde mulheres já alcançam mais posições de liderança. Em marketing, a única ocupação da pesquisa onde mulheres tinham salários maiores do que homens, há mais executivas.

.

No setor de consultoria, o crescimento da diferença salarial é explicada pela velocidade com que homens alcançam os cargos mais altos, em vez de salários diferentes serem oferecidos no mesmo nível, de acordo com Namaan Mian, da empresa de preparação profissional Management Consulted, que compila dados salariais da área.

.

“Em média um homem com oito anos de experiência depois do MBA geralmente se torna sócio no tempo tradicional”, diz. “Mas uma mulher que tenha começado a trabalhar na mesma data, possivelmente se ausentou ou trabalhou em tempo parcial no mesmo médio, e por isso pode demorar dez anos para se tornar sócia.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME