nobel_l0LxMVk

Após escândalo de abuso sexual, secretária permanente da Academia Sueca, do Nobel de Literatura, deixa cargo

Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE:

 

Veja publicação original: Após escândalo de abuso sexual, secretária permanente da Academia Sueca, do Nobel de Literatura, deixa cargo

.

secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, anunciou a saída do cargo após uma reunião realizada nesta semana, na qual discutiu a grave crise que atravessa a instituição que concede o Nobel de Literatura por um escândalo de abusos sexuais e vazamentos.

.

Sara não quis revelar se sua saída ocorreu depois de uma votação e afirmou que não foi discutido o nome de um sucessor.

.

O encontro foi o primeiro desde a renúncia de outros três acadêmicos – Klas Östergren, Kjell Espmark e Peter Englund –, que citaram de forma indireta o caso que afeta o dramaturgo francês Jean-Claude Arnault, ligado à instituição e marido de uma das integrantes da Academia Sueca, Katarina Frostenson.

.

Segundo a imprensa sueca, uma investigação externa recomendou denunciar o Fórum, clube literário comandado por Arnault, por irregularidades no financiamento recebido da Academia Sueca.

.

O relatório alertava que Karatina Frostenson era coproprietária da empresa que controlava o clube, o que violaria as regras de imparcialidade na concessão de auxílios, e que Arnault tinha vazado o vencedor do Nobel de Literatura em sete oportunidades.

.

Mas a proposta de expulsar Katarina foi negada pela maioria, o que provocou a renúncia dos outros três, que foram a público criticar os colegas por não zelar pela integridade da instituição.

.

Em novembro, em meio à campanha de denúncias de abusos sexuais que começou nos Estados Unidos, 18 mulheres falaram anonimamente sobre supostos abusos de Arnault nas dependências da Academia Sueca ao jornal “Dagens Nyheter”.

.

Ao explodir o caso, a academia cortou a relação privilegiada de Arnault e contratou uma investigação externa. Várias mulheres se uniram à denúncia original contra o dramaturgo. A Promotoria da Suécia também abriu um inquérito contra ele.

 

 

 

.

.

.

Compartilhe nas suas redes sociais!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.