HOME

Home

Afinal, o que é esse tal feminismo? Uma breve descrição de sua importância política e social

Saiu no site MATERNÓLATRA:

 

Veja publicação original: Afinal, o que é esse tal feminismo? Uma breve descrição de sua importância política e social

.

Hoje em dia, cada vez mais mulheres enchem a boca para se dizerem feministas, sendo motivo de orgulho e empoderamento de uma classe que há anos é classificada como inferior e subalterna.

.

Desta forma, é de extrema importância que nós mulheres estejamos unidas em prol das causas feministas, que vão desde acesso a creche em tempo integral para as mães trabalhadoras, passando por direito ao corpo até a questão da erradicação da violência doméstica.

.

Mas, afinal, como esse termo surgiu e qual o seu sentido político e social?

.

O termo propriamente dito “feminismo” surge no início do século XX, mais precisamente em 1911, nos Estados Unidos da América (EUA) e remetia à ideia do questionamento acerca da posição inferior das mulheres na sociedade, cujo objetivo era a crítica à superioridade masculina. Ou seja, estamos há mais de 100 anos travando diariamente a mesma luta por um lugar de igualdade!

.

Assim, fruto da batalha das mulheres que passaram a questionar a legitimidade da culpa em relação à discriminação e violência que eram submetidas, surge o movimento feminista, com o intuito de criticar a hegemonia, a cultura machista e a desigualdade de direitos.

.

Desta maneira, pode-se dizer que o feminismo é um movimento coletivo de luta de mulheres que só se manifestou como movimento social na segunda metade do século XX, quando as mulheres realmente tiveram muitas conquistas, do direito ao voto à emancipação sexual. Estas lutas partiram do reconhecimento das mulheres como específica e sistematicamente oprimidas, na certeza de que as relações entre homens e mulheres não estão inscritas na natureza, e que existe a possibilidade política de transformação social real por meio das diversas manifestações de rompimento com o patriarcado vigente.

.

É de sua importância destacar que, além de ser uma teoria política e uma prática social, o feminismo é uma reflexão sobre a forma de estar no mundo; uma forma de consciência crítica que questiona a teoria que coloca o masculino como universal.

.

Mas foi apenas em 1980 que o feminismo se consolidou no Brasil, resultado de um período de exílio de muitas mulheres no exterior, principalmente, na Europa que quando retornaram, se uniram com outras feministas que haviam ficado no país em prol da discussão do gênero e da segregação das mulheres em diversas esferas da sociedade.

.

Pode-se dizer que as questões propriamente feministas que se referiam à identidade de gênero, ganharam espaço quando se consolidou o processo de ‘abertura’ política no país a partir do final da década de 70, quando um grupo se denominou abertamente feminista, abrindo espaço para a reivindicação no plano das políticas públicas, e para o aprofundamento da reflexão sobre o lugar social da mulher.

.

Então, os anos de 1970 foram um marco para a o movimento feminista e nesta época acentuava-se a participação delas nas lutas de classe e na organização política e sindical, e nesse cenário, o feminismo teve papel central ao introduzir na vida sindical o questionamento do poder masculino, da invisibilidade das mulheres e das questões específicas de seu sexo.

.

Desenvolveu-se um novo processo de conscientização da luta pela emancipação da mulher, sendo questionados, entre outros pontos, alguns elementos do modo de produção capitalista, para os quais o marxismo contribuiu criticamente. No que tange aos aspectos sociológicos, estes movimentos trouxeram inúmeras vitórias às mulheres, como a criação de políticas nacionais de saúde da mulher, a violência doméstica passou a ser tratada em delegacia e a Constituição de 1988 extinguiu a tutela masculina na sociedade conjugal.

.

Assim, o feminismo foi além da teoria sociopolítica e se tornou uma espécie de reflexão sobre a forma com que a sociedade e a própria mulher enxergavam o feminino e ainda, na atualidade, o movimento feminista procura garantir os direitos das mulheres.

.

Das conquistas deste movimento, destacam-se as políticas públicas que asseguram diversos direitos das mulheres, sobretudo no mercado de trabalho, mas a desigualdade e a discriminação ainda possuem um forte poder, principalmente, em algumas áreas que a mulher ainda não conquistou totalmente o espaço.

.

Portanto, o feminismo é a formação crítica quanto à função da mulher na sociedade, em que se questiona a hegemonia masculina e a discriminação contra a mulher exercida pelo Estado, governos, igreja e sociedade. Ao longo da história, o movimento feminista congregou as bandeiras de lutas das mulheres e muitas conquistas foram forjadas, desta maneira, o feminismo tem como base a transformação das mulheres na sociedade, com o objetivo de superar as relações desiguais entre homens e mulheres.

 

 

 

 

 

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME